Vacinação contra Covid-19 em Santos segue no fim de semana; confira faixa etária e comorbidades

Quatro locais terão atendimento ao público no sábado (22), e apenas um no domingo (23); veja quem tem direito a vacina

Por: ATribuna.com.br  -  22/05/21  -  06:36
  Pessoas entre 45 e 49 anos com comorbidades e motoristas de ônibus, além de outros públicos devem se vacinar
Pessoas entre 45 e 49 anos com comorbidades e motoristas de ônibus, além de outros públicos devem se vacinar   Foto: Susan Hortas/PMS

Santos segue vacinando contra a covid-19 Oxford/Astrazeneca e CoronaVac neste sábado (22), em quatro locais: nas policlínicas Bom Retiro e Nova Cintra e nos postos externos da Vila Mathias (Igreja Batista Peniel) e Aparecida (Clube Atlético Santa Cecília), das 9h às 15h30 (ver relação abaixo). No domingo (23), a imunização estará à disposição somente na Policlínica Nova Cintra, também das 9h às 15h30.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Um dos públicos contemplados nesta fase (Oxford/Astrazeneca) são as pessoas com comorbidades, entre 45 e 49 anos, e pessoas com deficiência permanente, também acima de 45 anos, e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).


Também devem ser imunizados os motoristas de ônibus, incluindo os dos coletivos municipais, os idosos com mais de 60 anos, os transplantados, os pacientes renais em diálise, pessoas com síndrome de down e trabalhadores da saúde (contemplados na portaria da Secretaria de Saúde publicada em 12 de maio).


Todos que completaram 12 semanas da primeira dose de Oxford/AstraZeneca também devem ir aos postos.


Segunda dose


Já a vacina CoronaVac segue disponível para quem completou o intervalo de 28 dias da primeira dose (idosos, profissionais da Educação e da Saúde), além das gestantes e puérperas, ambas com comorbidades, que estão iniciando o seu esquema vacinal.


Documentos


Para ter acesso à vacina é necessário levar comprovante de residência em Santos, documento com foto e CPF.


Pessoas com comorbidades, deficiência permanente ou condições específicas de saúde devem apresentar cópia de laudo, declaração do médico ou receita de até 1 ano atrás. As pessoas com deficiência devem ainda levar comprovante do cadastro no BPC.


Quanto aos motoristas, além de documento com foto, CPF, e comprovante de residência, é preciso levar documento que comprove vínculo com empresa de transporte (holerite ou crachá, por exemplo) e o comprovante impresso de inscrição no site Vacina Já - código QR Code enviado por e-mail pelo Governo do Estado em que conste o município de Santos como local de vacinação.


Quem for tomar a segunda dose precisa levar o cartão de vacinação da covid-19, com a primeira dose anotada. Os profissionais da Educação e da Saúde devem apresentar documentação (holerite, por exemplo), que comprove vínculo com o local de trabalho, sediado em Santos.


Para os trabalhadores da Educação é exigido ainda, seguindo obrigatoriedade do Estado de São Paulo, o comprovante impresso da inscrição no site Vacina Já (QR Code).


As gestantes devem apresentar o cartão de acompanhamento do pré-natal, e as puérperas, qualquer documento que comprove a gestação ocorrida até 45 dias (certidão de nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, por exemplo).


Confira a lista de comorbidades permitidaspara esta etapa:


  • Doenças cardiovasculares

  • Insuficiência cardíaca (IC)

  • Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito)

  • Hipertensão pulmonar

  • Cardiopatia hipertensiva

  • Síndromes coronarianas

  • ValvopatiasMiocardiopatias e Pericardiopatias

  • Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas

  • Arritmias cardíacas

  • Cardiopatias congênitas no adulto

  • Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

  • Diabetes mellitus

  • Pneumopatias crônicas graves

  • Hipertensão arterial resistente (HAR)

  • Hipertensão arterial – estágio 3

  • Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade

  • Doença Cerebrovascular

  • Doença renal crônica

  • Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer)

  • Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)

  • Obesidade mórbida

Imunizados


Com diabetes e hipertensão, o advogado Fábio Rodrigues da Silva, de 47 anos, não escondia sua satisfação ao receber sua vacina, na manhã de sexta-feira, no Ginásio Rebouças. Fábio preside a Comissão da Igualdade Racial e é vice-presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/Santos. Por conta de sua intensa agenda, lida com o público diariamente. "Vou às delegacias, falo com juiz, promotor, todo pessoal do Direito. Nós, advogados, estamos em contato direto com o público. Essa vacina é uma dádiva. Espero que ela chegue a todos os brasileiros".


O administrador Marco Antônio Campos Rivau, de 46 anos, disse estar satisfeito por ter começado sua imunização. Morador da Ponta da Praia, ele tem asma. "É uma sensação boa essa de voltar a me sentir protegido. Passei a época do Natal e do Réveillon internado com covid-19".


A aposentada Elaine Martins de Freitas, de 56 anos, foi tomar sua vacina no Ginásio Rebouças. Ela perdeu seis parentes para a covid-19. "O atendimento aqui foi ótimo. Pessoal da Prefeitura está de parabéns".


"Fiquei 20 dias no hospital no ano passado por causa da covid-19", comentou Marlene Kodja Tebecherani, de 80 anos, que também tomou a vacina no Ginásio Rebouças. Ela tem diabetes e destacou estar aliviada com a imunização. "O atendimento aqui foi de primeira".


Confira os locais de imunização neste final de semana:


Sábado


- Policlínica Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº)


- Policlínica Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº)


- Aparecida – Clube Atlético Santa Cecília (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 269)


- Vila Mathias - Igreja Batista Peniel (Rua Almeida de Moraes, 54)


Domingo


- Policlínica Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº)


Logo A Tribuna