UPA da Zona Leste atenderá casos suspeitos de Covid-19 em Santos

Unidade, localizada na Avenida Afonso Pena, vai funcionar exclusivamente ao tratamento do coronavírus

Por: Da Redação  -  14/04/20  -  16:17
UPA da Zona Leste de Santos iniciará atividades na primeira quinzena de abril
UPA da Zona Leste de Santos iniciará atividades na primeira quinzena de abril   Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos

A partir do dia 19, Santos vai ganhar um reforço no atendimento a pacientes com suspeita do novo coronavírus. Com 41 leitos convencionais e cinco de UTI, a UPA da Zona Leste, na Avenida Afonso Pena, vai funcionar exclusivamente ao tratamento da Covid-19. 


“Não teremos no início, na UPA da Zona Leste, a funcionalidade como pronto atendimento, mas após o período Covid-19, que a gente espera seja o mais rápido possível, ela passará a contar com consultórios e 32 leitos”, diz Fábio Ferraz. 


Menos procura


Com as medidas de restrição impostas pelos governos estadual e municipal, que têm mantido boa parte da população em casa, o movimento nas UPAs caiu consideravelmente. 


“Na UPA Central, são de 200 a 250 atendimentos por dia, um quarto deste número tem relação com a covid-19. O normal seria em torno de 500 pessoas/dia. Na UPA da Zona Noroeste, são de 450 a 500 atendimentos por dia, mas este número está por volta de 200”. 


De acordo com o secretário, além do isolamento social, a queda da procura dos serviços nas unidades de saúde deve-se também à redução drástica dos números de acidentes de trânsito, de trabalho e domésticos. 


Logo A Tribuna