Unidos dos Morros é a campeã do Grupo Especial do Carnaval santista 2020

Confira os detalhes da apuração, que aconteceu nesta terça-feira (18), no Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos

Por: Por ATribuna.com.br & Com informações de Tatiane Calixto &  -  18/02/20  -  16:00

A apuração do Desfile Oficial das Escolas de Samba de Santos 2020 é realizada nesta terça-feira (18), no Teatro Municipal Brás Cubas. Os envelopes começaram a ser abertos por volta de meio-dia, revelando as notas das agremiações do Grupo 1, Grupo de Acesso e Grupo Especial no Carnaval santista deste ano. A grande campeã do Grupo Especial foi a Unidos dos Morros. No Grupo de Acesso, a Sangue Jovem foi a primeira colocada, seguida pela Brasil. No Grupo 1, a Zona Noroeste levou o troféu.



A Comissão Julgadora é integrada por 27 julgadores, sendo três por quesito, indicados exclusivamente pela Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess). Os quesitos a serem avaliados são: Alegorias e adereços, comissão de frente, samba de enredo, fantasias, enredo, harmonia, mestre-sala e porta bandeira, bateria e evolução.


Prêmio


A Prefeitura de Santos premiará as escolas de samba colocadas em primeiro e segundo lugares no Grupo Especial com um troféu e o valor de R$ 24.200,00 à primeira colocada e R$ 12.000,00 à segunda. Em caso de empate, o total da premiação será rateado em partes iguais entre as escolas de samba empatadas. As vencedoras do Grupo de Acesso e Grupo 1 serão premiadas com troféus.


Regras


Para o Carnaval de 2021, o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Santos do Grupo Especial será formado pelas agremiações que obtiverem as sete primeiras colocações na apuração. Será rebaixada para o Grupo de Acesso do Carnaval 2021 a escola que ficar em último lugar do Grupo Especial de 2020. Caso haja empate entre as últimas colocadas, todas as escolas que estiverem empatadas deverão integrar o Grupo de Acesso em 2021.


As escolas que ficarem em primeiro e segundo lugares no Grupo de Acesso de 2020, devem desfilar no Grupo Especial em 2021, totalizando nove agremiações no Grupo Especial. O Grupo de Acesso de 2021 será formado pela escola que ficar em último lugar no Grupo Especial de 2020 e a primeira e segunda colocadas no Grupo 1 de 2020.


O Grupo 1 será formado, em 2021, pelas escolas que não obtiverem o primeiro e segundo lugares no desfile do Grupo 1 de 2020 e a escola que obtiver a última colocação no Grupo de Acesso de 2020. As agremiações precisam obter uma pontuação igual ou superior a 170 pontos para permanecer no desfile.


Campeãs


A Unidos dos Morros foi a campeã do Grupo Especial do Carnaval santista 2020. A escola homenageou o Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social, o Camps Santos. "É festa na colina!  É uma vitória com um gosto muito especial. Nós trabalhamos muito e o resultado chegou", disse Fabio Fernandes Carvalho, da Unidos dos Morros.


Unidos dos Morros foi a vencedora do Grupo Especial
Unidos dos Morros foi a vencedora do Grupo Especial   Foto: Matheus Tagé/AT

A escola de samba campeã do Grupo 1 do Carnaval santista foi a Zona Noroeste, que deve subir ao Grupo de Acesso no carnaval de 2021. "Foi um sacrifício, mas valeu a pena. Foi uma vitória bonita. Acredito que o nosso enredo, falando da favela, uniu todo mundo e garantiu um grande carnaval!", diz  João Marcos dos Santos, presidente da Zona Noroeste.


Zona Noroeste foi a escola com maior pontuação no Grupo 1
Zona Noroeste foi a escola com maior pontuação no Grupo 1   Foto: Matheus Tagé/AT

A Sangue Jovem foi a primeira colocada no Grupo de Acesso, seguida pela Brasil. As duas escolas desfilarão no Grupo Especial em 2021. "A gente sabia que seria difícil pela grandiosidade das nossas co-irmãs. Mas nós trabalhamos para nos superar e a energia dos nossos componentes na avenida fez diferença. E hoje tem festa na quadra porque temos muito para comemorar", comemora Fabio Przygoda, presidente da Sangue Jovem.


Sangue Jovem foi campeã do Grupo de Acesso, e deve desfilar no Grupo Especial em 2021
Sangue Jovem foi campeã do Grupo de Acesso, e deve desfilar no Grupo Especial em 2021   Foto: Matheus Tagé/AT

"Não estamos satisfeitos com algumas notas, principalmente, bateria. Quero verificar a justificativa dada. Mas a Brasil é história e vamos trabalhar muito mais.  Mas hoje tem festa, sim. A comunidade merece", desabafa Biro Cardoso, presidente da escola de samba Brasil.


Confira a pontuação das escolas de samba:


Grupo Especial


Unidos dos Morros - 179.6
União Imperial - 179.1
X-9 - 178.9
Mãos Entrelaçadas - 177.8
Amazonense - 177.2
Real Mocidade - 177.0
Mocidade Dependente do Samba - 176.5
Vila Mathias - 176.0


Grupo de Acesso


Sangue Jovem - 178.3
Brasil - 178.0
Padre Paulo - 171.1


Grupo 1


Zona Noroeste - 176.8
Imperatriz Alvinegra - 175.3
Bandeirantes do Saboó - 175.0
Império da Vila - 174.4


Logo A Tribuna