Triagem de pacientes na porta da UPA Central de Santos começa na segunda-feira

O serviço começará a ser realizado as 7h, na frente da unidade, que fica na Rua Joaquim Távora, 260, Vila Mathias

Por: Por ATribuna.com.br  -  11/04/20  -  20:52
Atualizado em 11/04/20 - 21:04
Reclamações envolvem a limpeza do prédio e infiltrações nas paredes
Reclamações envolvem a limpeza do prédio e infiltrações nas paredes   Foto: Alberto Marques

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) central de Santos inicia, nesta segunda-feira (13), a triagem de pacientes que apresentem sinais e sintomas de gripe do lado de fora da unidade. De acordo com a prefeitura, a medida visa evitar ao máximo o contato de pacientes com síndromes gripais com pessoas que apresentam outros sintomas


O serviço começará a ser realizado as 7h, na frente da unidade, que fica na Rua Joaquim Távora, 260, Vila Mathias. Nas próximas semanas, o sistema será iniciado na UPA da Zona Noroeste (Av. Jovino de Melo, 927, Areia Branca).


Ao chegar na UPA Central, o paciente será abordado por um funcionário da área de enfermagem, que questionará sobre seus sintomas. Caso se configure uma síndrome gripal, esse paciente será encaminhado para a classificação de risco em uma estrutura modular com toldo, localizada no estacionamento da unidade.


Os profissionais de saúde farão a classificação de risco e seguirão protocolo específico para a detecção de pacientes com Covid-19. Todos receberão máscaras e serão atendidos pela equipe de saúde, formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.


Pacientes que apresentem quadros leves serão liberados após orientações e prescrição de medicamentos. Casos mais graves serão encaminhados para internação pela área externa da unidade, de forma a não passarem pela recepção, nem pelos corredores de acesso aos consultórios.  Eles seguirão diretamente para a área de isolamento de Covid-19.


Quem tiver outro tipo de queixa entrará na unidade normalmente, passará pela classificação de risco e por atendimento médico. Estes também receberão máscaras e terão álcool em gel à disposição para higienizar as mãos.


Logo A Tribuna