Supermercados na Baixada Santista têm filas gigantescas na véspera do 1º final de semana em lockdown

Estabelecimentos só poderão funcionar por delivery durante o sábado e domingo

Por: Por A Tribuna.com.br  -  26/03/21  -  21:17
  Foto: Matheus Tage/AT

Com a proximidade do primeiro final de semana de lockdown com restrições no funcionamento, supermercados na Baixada registraram grandes filas nesta sexta-feira (26). Em Santos, o decreto municipal nº 9.270/2021 autoriza funcionamento de hipermercados, supermercados, padarias, açougues, quitandas e peixarias de segunda a sexta-feira das 6h às 20h.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com o decreto, esses estabelecimentos só poderão atender aos finais de semana por delivery. A regra é válida até 4 de abril.


A reportagem do A Tribuna registrou filas em um supermercado localizado no bairro Marapé e outro na Vila Mathias.


O decreto municipalautoriza o funcionamento desses estabelecimentos com apenas 30% da capacidade e proíbe a venda deprodutos não essenciais em hipermercados e supermercados.


Praia Grande


Em Praia Grande, o decreto muncipal que regulariza o funcionamento de supermercados durante o lockdown é o 7206/21. O texto segue as mesmas regras impostas em Santos para o período. O supermercado Almeida Rocha, na Vila Sônia, também registrou um intenso movimento de clientes, que buscavam alimentos e produtos de higiene antes do fechamento dos comércios. Confira no vídeo:



O que pode durante o final de semana?


Segundo os decretos, durante o final de semana está liberado o atendimento emhospitais, clínicas e pronto-socorros, farmácias e drogarias, clínicas e hospitais veterinários, postos de combustível, hotéis e pensões com atendimento restrito apenas a clientes a trabalho, transporte de mercadorias, delivery de medicamentos, seguranças privada e de portaria, atividades portuárias e industriais que sejam importantes ao abastecimento de serviços essenciais.


Bares, lanchonetes e restaurantes podem manter as atividades de delivery das 11h às 22h.


A circulação de pessoas está permitida apenas com apresentação de documentos como nota fiscal de compra de medicamentos ou produtos essenciais, prescrição médica, atestado de comparecimento a unidade de saúde ou comprovação de prestação de serviço.


Táxis e aplicativos de transporte também estão autorizados a circular, tendo em vista que o transporte municipal de ônibus não funcionará.


Supermercado no bairro Marapé registra fila nesta sexta-feira
Supermercado no bairro Marapé registra fila nesta sexta-feira   Foto: Carlos Nogueira/AT

Logo A Tribuna