Simulado de acidente com amônia mobiliza centenas de moradores do Macuco, em Santos

Exercício treinou população para eventual evacuação, já que empresas ao redor do bairro utilizam o produto químico

Por: De A Tribuna On-line  -  27/07/19  -  17:35
No cenário fictício, um caminhão-tanque transportando amônia colidiu contra um automóvel
No cenário fictício, um caminhão-tanque transportando amônia colidiu contra um automóvel   Foto: Rodrigo Nardelli/AT

O bairro Macuco, em Santos, foi palco de um simulado de acidente com produto químico na manhã deste sábado (27). Cerca de 300 moradores de 80 residências participaram do exercício, que incluiu a evacuação de casas. Além da população, também foram treinadas equipes de suporte.


O evento foi promovido por empresas do Porto de Santos e órgãos como o Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto, coordenado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Defesa Civil, Polícia Militar e a Prefeitura de Santos.


Atividade simulou que moradores de casas do entorno receberam orientação para desocupá-las
Atividade simulou que moradores de casas do entorno receberam orientação para desocupá-las   Foto: Rodrigo Nardelli/AT

O bairro foi escolhido por concentrar empresas que utilizam amônia para resfriamento de tanques e dutos utilizados em terminais que movimentam líquidos. No cenário fictício, na Praça Rubens Ferreira Martins, um caminhão-tanque transportando amônia colidiu contra um automóvel, provocando o vazamento do produto.


A atividade simulou, então, que a amônia, em contato com o ar, se espalhou, e os moradores das casas do entorno receberam orientação para desocupá-las. Houve o atendimento de vítimas da colisão e também de um cidadão que estava próximo ao acidente, que teve um mal súbito por inalar o produto. O procedimento foi realizado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Foi possível analisar os tempos de resposta das equipes de emergência por meio do treinamento, considerado um sucesso pela organização.


No simulado, houve atendimento às vítimas do acidente e de pessoa que inalou fumaça
No simulado, houve atendimento às vítimas do acidente e de pessoa que inalou fumaça   Foto: Rodrigo Nardelli/AT

Logo A Tribuna