Setor de eventos se anima para contratar em 2022

É o que indica pesquisa do Governo Estadual com participantes da Expo Retomada

Por: Da Redação  -  26/07/21  -  08:19
Atualizado em 26/07/21 - 10:27
 Confiança do segmento sobe para 2022, com 70% dos entrevistados apostando em eventos presenciais
Confiança do segmento sobe para 2022, com 70% dos entrevistados apostando em eventos presenciais   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O setor de eventos está otimista com a possibilidade de reiniciar atividades ainda neste ano e fazer contratações em 2022. A Expo Retomada, realizada em Santos na semana passada e considerada pelo Governo Estadual o primeiro evento teste durante a pandemia de covid-19, serviu de incentivo ao segmento. Os dados constam em pesquisa feita pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens com 22 empresas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Foram ouvidos representantes de 16 segmentos, como gestão, montagem e organização de eventos, comunicação visual, segurança e monitoramento.


Eles responderam a um questionário para aferir a perspectiva de realização de eventos já a partir deste semestre. Do total, 61,8% responderam que tendem a investir em eventos presenciais; 32,4% acreditam na modalidade híbrida; 2,9%, em modelos virtuais; e 2,9% não tinham opinião formada.


A confiança aumenta bastante para 2022, com 70% apostando na versão física e 30% em opções híbridas, a partir do segundo semestre. Dos empresários consultados, 90,9% disseram que eventos híbridos não substituem à altura os presenciais.


Contratações


Para o segundo semestre deste ano, sete em cada dez empresas têm, no máximo, dez eventos confirmados. Mas, para o ano que vem, 45% estão com até 50 confirmações — o que deve ter impacto na criação de empregos.


A maioria dos empresários afirma que pretende abrir vagas em 2022: 90,9% do total, ante 4,5% que responderam não e 4,5% que não sabiam.


Pontapé


A Expo Retomada, promovida nos dias 21 e 22 no Santos Convention Center, na Ponta da Praia, apontou um cenário positivo para a volta dos eventos, partindo da adoção de protocolos de segurança sanitária.


Em dois dias, a iniciativa reuniu 1,5 mil pessoas. Aferição de temperatura e uso de máscara foram obrigatórios para entrar no centro de convenções.


Participantes fizeram teste PCR para covid-19, com resultado em cerca de 20 minutos. A partir daí, a entrada era liberada para quem testava negativo. Eram necessários validação por QR Code e preenchimento de formulário sobre vacinação e sintomas da doença.


A partir da experiência, o levantamento feito pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens indagou sobre as medidas de segurança que os participantes consideram mais eficazes para eventos.


A resposta que recebeu o maior número de votos foi a apresentação de comprovante de vacinação (60,6%); 27,3% citaram protocolos de saúde e higiene; e 12,1%, testagem de público e colaboradores.


Preparo


O diretor-executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Milton Gonçalves, acredita que o evento teste demonstrou que o segmento está preparado para uma retomada, desde que se cumpram os mesmos protocolos de segurança. “O Governo do Estado deu um grande passo para que o turismo seja um dos pilares para alavancar a economia. Mas, claro, seguindo todos os protocolos sanitários”, afirma o dirigente da Agem, órgão que tem atribuições como a de estabelecer metas, planos e projetos de interesse comum para a região.


Perspectivas


52,4% consideram extremamente positivo ou positivo seu sentimento atual sobre eventos presenciais.


95,2% veem a retomada presencial de modo positivo ou extremamente positivo no 2° semestre de 2022.


59,2% dos entrevistados pretendem aumentar seu orçamento para eventos no ano que vem.


90,9% das empresas consultadas planejam fazer novas contratações em 2022; neste ano, apenas 18,2%


Logo A Tribuna