Servidores de Santos que atuam no combate à Covid-19 têm testes positivos da doença

Sindicato da categoria afirma que nove trabalhadores da Seção de Vigilância Epidemiológica contraíram o novo coronavírus. Prefeitura diz que eles foram afastados

Por: Por ATribuna.com.br  -  23/07/20  -  18:14
Corte nos vencimentos foi anunciadoem live pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa
Corte nos vencimentos foi anunciadoem live pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa   Foto: Carlos Nogueira/AT

O Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Santos (Sindserv) cobra a comunicação de acidente de trabalho (CAT) após nove trabalhadores que atuam no combate à Covid-19 terem resultados positivos da doença. Os funcionários públicos santistas estão lotados na Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) e foram submetidos a testes rápidos, com respostas emitidas na terça-feira (21). 


Em um ofício endereçado, nesta quarta-feira (22), ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a entidade pede que os servidores sejam afastados de seus postos de trabalho por um prazo mínimo de 14 dias. A categoria cobra ainda que os demais trabalhadores do departamento cumpram rotina de home office e que sejam aplicadas novas rodadas de testes aos trabalhadores. 


No comunicado, cuja cópia também foi enviada ao secretário municipal de Saúde, Fabio Ferraz, o Sindserv pede deve o departamento seja interditado para processo de higienização nas dependências. O presidente da entidade, Flávio Saraiva, cobra que a chefia do departamento faça a comunicação de acidente de trabalho e rotina permanentes de aplicação de novos testes aos servidores municipais.


"Se o governo (municipal) realmente se importasse e quisesse diminuir a proliferação de Covid-19, faria testes periódicos com todos os servidores públicos municipais que estão realizando trabalho presencial. Essa medida reivindicada pelos servidores desde o começo da pandemia, diferente daquela propaganda eleitoreira realizada no Mendes, seria realmente eficiente contra o coronavírus", diz Saraiva.


Em nota, a Secretaria de Saúde de Santos (SMS) informa que os funcionários do setor passam por testagem periódica da Covid-19. A etapa mais recente foi realizada no início desta semana, voltada aos profissionais dos setores administrativos da pasta que funcionam em prédio na região central. 


“Os servidores com resultados positivos já foram afastados das suas funções e foi realizada, nesta quarta-feira (22), a desinfecção nas dependências das seções de Vigilância Epidemiológica (Seviep) e de Vigilância Sanitária (Sevisa)”, cita a nota. A pasta destaca ainda que "todas as informações solicitadas em ofício também serão respondidas ao sindicato pela Secretaria de Saúde”. 


Logo A Tribuna