Segunda etapa de obras no Emissário, em Santos, deve ser entregue até fevereiro de 2023

Fase está focada na reforma do sistema de drenagem, restauração de escultura e construção de mirante

Por: Daniel Gois  -  06/04/22  -  14:25
Atualizado em 06/04/22 - 22:50
Parque Roberto Mário Santini, o Emissário, em Santos, passa por obras
Parque Roberto Mário Santini, o Emissário, em Santos, passa por obras   Foto: Matheus Tagé/AT

As obras do Parque Municipal Roberto Mário Santini, no Emissário Submarino, no José Menino, em Santos, estão na segunda etapa, que deve terminar até fevereiro de 2023. Estão previstos uma pista de patinação, uma quadra de basquete 3x3 e um parque de águas com fonte interativa. Os trabalhos começaram em 3 de fevereiro.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A intenção é tornar o espaço mais moderno, com atrações esportivas e de lazer. Ao fim dos trabalhos, que terão uma terceira etapa — a ser licitada —, o parque deve contar com atrações para entretenimento, gastronomia e contemplação.


No momento, está sendo feito um novo sistema de escoamento da água da chuva, com uma retroescavadeira abrindo o terreno. Os operários colocam a tubulação de drenagem no solo. As ações ocorrem perto da pista de patinação.


Já foram montados andaimes para o começo da restauração da escultura idealizada pela artista plástica Tomie Ohtake e a construção de um novo mirante nas proximidades da escultura. O acesso ao parque está proibido.


Esta etapa tem valor estimado de R$ 13,4 milhões e está sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Edificações de Santos. Os trabalhos são feitos pela TMK Engenharia, empresa vencedora de licitação. A construtora instalará equipamentos infantis, de lazer e infraestrutura.


O que foi feito
A primeira etapa de obras no Emissário de Santos já foi concluída. Criaram-se uma pista de pump track (circuito com lombadas para ciclistas e skatistas) e um espaço pet, com bancos para os donos de animais de estimação e áreas com grama e brinquedos para pets.


Um trecho do jardim, perto da ciclovia, foi liberado após remodelação. Recebeu instalações subterrâneas para cabos elétricos, drenagem e tubulações de água tratada e esgoto. Todos os espaços da primeira fase já foram abertos aos visitantes.


Terceira etapa
A Prefeitura de Santos já prepara um edital de licitação para a terceira etapa da reforma do Emissário, que abrangerá os prédios de apoio, com banheiros, o pórtico de entrada do parque e a pista de asfalto para acesso lateral.


A Administração também cita que, futuramente, haverá outra licitação, dessa vez para a construção de uma pista de skate.


A obra será promovida com recursos destinados pelo Governo Federal. O novo playground com brinquedos, também previsto nessa fase, será custeado com recursos do Governo Estadual, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).


Logo A Tribuna