Santos vai receber encontro mundial sobre os oceanos

Cidade vai sediar encontro organizado pela Unesco de 10 a 15 de outubro

Por: Arminda Augusto  -  30/06/22  -  21:44
Evento permitirá que
Evento permitirá que   Foto: Vanessa Rodrigues/ Acervo AT

Santos vai receber, em outubro, representantes de 25 países para um dos mais importantes encontros mundiais para discutir os oceanos e sua relação com a sociedade. O anúncio foi feito ontem pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Lisboa (Portugal), onde está ocorrendo a Conferência dos Oceanos da ONU. O fórum reúne 150 delegados de 120 países, incluindo o Brasil.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A Conferência dos Oceanos em Lisboa ocorre paralelamente à primeira edição do Diálogos da Cultura Oceânica que, a partir de agora, será realizado em várias cidades do mundo, começando por Santos, entre 10 e 15 de outubro.


Escolha

Santos foi escolhida por ser pioneira em diversas iniciativa que envolvem a temática dos oceanos e sua relação com a economia, a biodiversidade, a pesquisa acadêmica, o clima, a cultura, as artes e a educação.


Os eventos organizados pela Unesco estão relacionados à Década do Oceano, estipulada pela ONU a partir do ano passado e até 2030. Nesse período, ações vão ocorrer no mundo todo para promover a troca de experiências e o desenvolvimento de atividades que busquem ampliar a consciência sobre a importância dos oceanos na busca pela sustentabilidade.


Em Santos, a organização das atividades será feita pela Prefeitura, pelo campus Baixada Santista da Unifesp e Unesco.


Oportunidade

De acordo com o professor Ronaldo Christofoletti, do Campus Baixada Santista da Unifesp e coordenador do evento no Brasil, “essa é uma oportunidade única para que todos os setores da sociedade se integrem nessa relação com o oceano”.


Segundo ele, a iniciativa contará com a presença de comunicadores, artistas, cientistas, lideranças globais, empresas, governos e toda a sociedade civil para, juntos, “construir o oceano que queremos”.


Para o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, que está em Lisboa representando a Cidade na Conferência dos Oceanos da ONU, a escolha é um reconhecimento.


“São anos de trabalho construindo uma política pública de participação e respeito ao ambiente marinho. A escolha de Santos reconhece esses esforços e nos dá ainda mais forças para avançar e consolidar a Cidade como referência no tema.”


Eixos temáticos

Na programação do Diálogos da Cultura Oceânica em Santos, diversos eixos temáticos estão previstos, envolvendo professores de escolas públicas e privadas, pesquisadores e gestores públicos.


Haverá fóruns de debates, apresentação de trabalhos acadêmicos e escolares, palestras e rodas de discussão.


Vários espaços serão usados para essas atividades, como centro de convenções, Aquário, Orquidário, Teatro Municipal e Concha Acústica.


A semana também prevê atividades em espaços abertos, como mutirão de limpeza nas praias, atividades esportivas náuticas, apresentações musicais e de dança.


Logo A Tribuna