Santos terá reforço de 35% no efetivo da Guarda Municipal até dezembro

Segundo o prefeito Rogério Santos, 45 agentes irão reforçar o pelotão até o final do ano

Por: ATribuna.com.br  -  08/05/22  -  12:16
Atualizado em 08/05/22 - 15:39
Cidade terá 462 agentes atuando pelas ruas
Cidade terá 462 agentes atuando pelas ruas   Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

A segurança em Santos será reforçada até o final do ano com a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal. A Cidade passará de 342 para 462 agentes atuando nas ruas, um aumento de 35% no número de oficiais da corporação. Em junho, 75 já estarão em ação no Município. Agora, a Prefeitura autorizou a contratação de outros 45 aprovados em concurso público.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O caminho até chegar à corporação passou por um curso de formação, que abordou diversos temas como primeiros socorros, legislação, combate a incêndio, entre outros, com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com carga horária de 830 horas.


Após a formação, os agentes tornam-se aptos a atuar por toda a Cidade, atendendo a ocorrências das mais variadas naturezas. A GCM Santos tem hoje entre suas principais atribuições proteger o patrimônio público, o cumprimento das leis e normas municipais, o patrulhamento preventivo e colaborar de forma integrada com as demais forças de segurança, como as polícias Civil e Militar, no combate à criminalidade.


Mais 45 agentes

O prefeito Rogério Santos anunciou que outros 45 agentes irão reforçar o pelotão até o final do ano. Eles estão na lista de espera após terem sido aprovados no concurso público em 2021 e devem ser chamados ainda este mês, participando posteriormente do curso de formação de oficiais da GCM, que tem duração de cerca de quatro meses.


Frota ampliada


Em abril, a GCM renovou e ampliou a frota de operações de segurança na Cidade em 14%. Foram 50 novos veículos adquiridos pela Prefeitura, sendo 34 viaturas de quatro rodas (eram 30), com nova caracterização (azul-marinho fosco), dotadas de rádio digital, GPS de última geração e compartimento de guarda-preso, além de seis motos e 10 quadriciclos (antes oito). Os veículos já estão em operação.


Logo A Tribuna