Santos tem feira on-line de produtos criativos

Desodorante de argila, xampu sólido e até buquês de noiva fazem parte dos produtos à venda por empreendedores regionais

Por: ATribuna.com.br  -  21/04/21  -  18:14
  Produtos feitos por empreendedores locais estarão à venda
Produtos feitos por empreendedores locais estarão à venda   Foto: Divulgação/PMS

Já começou a 1ª edição da feira on-line na página do Feito em Santos, que reúne 150 marcas de produtores locais e empreendedores artesanais, marcando a passagem do Dia Mundial da Criatividade, comemorado nesta quarta-feira (21). Tem sapato fora dos padrões, xampu sólido de alecrim, desodorante de argila, saboaria, sais de banho, japamalas e acessórios em pedras naturais, zíngaras, oratórios e até buquês de noiva para quem deseja algo bem diferente. E ainda bolsas clutch, enfeites de porta e parede, arranjos de flores naturais e doces.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A iniciativa é da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), a feira visa auxiliar os criativos locais na venda dos itens que produzem, prejudicada pela pandemia da covid-19. Ainda na programação comemorativa, quinta-feira (22), às 19h, haverá bate-papo com a secretária Selley Storino, titular da Seectur, e com criativos locais. A conversa também será veiculada pela página no Instagram.


Gastronomia


Na área de gastronomia, há sabores salgados e doces para todos os gostos. De croquete de salmão a marmitinhas, de churros a sobremesas lowcarb, de docinhos personalizados a bolos confeitados, biscoitinhos, tortinhas, empanadas... enfim, tudo o que a gula aprecia.


Destaque para os alfajores produzidos por Gabriel Rodrigues, 18 anos, para pagar a faculdade de Educação Física e ajudar nas contas da casa onde mora com a mãe e um irmão. Em uma das entregas, ele foi assaltado e perdeu bicicleta e celular, com o qual estudava e recebia os pedidos de clientes. Sorte que sua história viralizou na internet e, no dia seguinte, ele ganhou o que o ladrão havia levado.


A 1ª feira on-line conta com marcas de produtores locais e de empreendedores artesanais selecionados pela Seectur, após inscrição na página @feito.emsantos. Até o final do próximo mês, o público poderá apreciar e encomendar os itens divulgados nos stories.


Dia da Criatividade


Comemorado no Brasil desde 2014, o Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day) foi oficializado pela ONU três anos depois, fortalecendo a proposta da canadense Marci Segal, de 2002. A primeira celebração global ocorreu em 2018.


Segal inventou a celebração após ler manchete do jornal National Post, que destacava a crise de criatividade no país. A iniciativa teve resultados positivos, comprovando que a criatividade é uma necessidade a ser estimulada, sobretudo em períodos de crise, e foi adotada em várias localidades do mundo.


Ano passado, a ONU voltou a frisar a importância da data no combate, prevenção e como ato solidário em relação à pandemia. Em 2020, as ações no Brasil envolveram 115 cidades.


Logo A Tribuna