Santos tem 2º menor uso de UTIs para Covid-19

A informação foi prestada na noite deste domingo, em live nas redes sociais, pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB)

Por: Da Redação  -  20/07/20  -  01:14
Atualizado em 20/07/20 - 01:46
Região contabilizou uma morte por coronavírus neste domingo
Região contabilizou uma morte por coronavírus neste domingo   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Na semana em que a Baixada Santista pode passar da fase amarela para a verde do Plano São Paulo, Santos registrou, neste domingo (19), o segundo menor índice semanal de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 desde o fim de abril: 43% dos 308 leitos, ou 131 pacientes, somadas as redes pública e privada de saúde.


A informação foi prestada na noite deste domingo, em live nas redes sociais, pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). O menor nível havia sido constatado no domingo anterior, com 42%. O pico foi em 17 de maio, com 80% e número de leitos menor.


O Plano São Paulo consiste nos critérios que o Governo Estadual estabelece para a retomada de atividades econômicas, medidos semanalmente: taxa média de ocupação de leitos de UTI para pacientes com coronavírus e números de novas internações e de mortes. A próxima atualização de fases ocorrerá na sexta-feira (24).


A ocupação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município está em 26%, e a da rede privada, cujo número absoluto é variável, conforme o prefeito, em 67%.


A situação fez o prefeito moderar o tom ao se referir, por exemplo, à “situação delicada” verificada nas praias da Cidade no final de semana anterior, quando houve aglomeração e casos frequentes de não utilização de máscara facial. Na ocasião, ele cogitou fechar as praias novamente.


“O que eu disse é que isso não podia se repetir. Não se pode jogar um trabalho de mais de 100 dias fora (desde o início da pandemia) por causa da postura irresponsável de uma minoria”, declarou.


Ao se referir à postura de um desembargador ao ser autuado por guardas municipais, declarou que, “em pleno momento que a gente está vivendo, é inadmissível ter que orientar gente a utilizar a máscara”.


Houve 62 multas nas praias no fim de semana.


Uma morte


Três mortes por Covid-19 foram registradas em 24 horas na região. O total de óbitos passou para 1.224 na Baixada, com  32.993 casos – 598 a mais do que no sábado (18).


Logo A Tribuna