Santos se consolida como um dos principais polos universitários do Estado

Cidade é referência na região em realização de pesquisas e preparação de profissionais para o mercado de trabalho

Por: Redação  -  26/01/22  -  22:40
Santos se consolidou como um dos mais importantes polos universitários do Estado
Santos se consolidou como um dos mais importantes polos universitários do Estado   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Com o passar dos anos, Santos se consolidou como um dos mais importantes polos universitários do Estado e a principal referência desse setor no Litoral Paulista na realização de pesquisas, na formação de lideranças e na preparação de profissionais para o mercado de trabalho.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo dados de 2019 do Censo da Educação, o Município possui dez instituições de Ensino Superior com 35.692 estudantes matriculados em 202 cursos presenciais.


Além disso, a Cidade abrigava naquele ano outras 40 universidades que ofertavam 683 graduações à distância para 34.640 alunos.


Lúcia Teixeira, presidente do Semesp, entidade que representa as mantenedoras de Ensino Superior do Brasil, pondera que Santos tem várias universidades já estabelecidas, que contribuíram muito com o desenvolvimento do Brasil e da Baixada Santista.


Na avaliação da executiva, a educação está muito ligada à questão do trabalho. Por esse motivo, as universidades têm a missão de integrar os setores produtivos, preparar novos profissionais para o mercado de trabalho e desenvolver pesquisas.


"Temos essa rede de cooperação para oferecer as profissões que vão contribuir para a nossa região e ao mesmo tempo estimular o senso crítico para empoderar os cidadãos a fim de construir um futuro melhor", diz.


Capital intelectual
Lúcia, que preside a Universidade Santa Cecília (Unisanta), cita que as mudanças nos formatos de trabalho e a realidade de mercado estão relacionadas com a transformação da Educação, que tende a ser um processo ampliado para todos os aspectos e momentos da vida.


Por esse motivo, a representante do Semesp acredita que Santos tem um polo universitário adequado para responder aos inúmeros desafios atuais e que o Município pode se tornar uma referência para o País.


“Temos capital intelectual e capital estrutural para contribuir com a ruptura de paradigmas e formação de parcerias, para a melhoria dos ecossistemas urbanos, com cidades inteligentes, cidades saudáveis, cidades que curam e cidades do conhecimento".


Logo A Tribuna