Santos registra um mês de chuva nos primeiros 10 dias de 2022

Acumulado de chuvas é semelhante a janeiro de 2021; cidade pode ter índice pluviométrico acima da média histórica

Por: Daniel Gois  -  11/01/22  -  07:33
Atualizado em 11/01/22 - 15:45
Santos pode ter índice de chuvas acima da média histórica em janeiro
Santos pode ter índice de chuvas acima da média histórica em janeiro   Foto: Matheus Tagé/AT

Os dez primeiros dias de janeiro tiveram 229,4 milímetros (mm) de chuva em Santos. Os números são quase os mesmos de janeiro do ano passado inteiro, quando choveu 233,8 mm na Cidade. Os dados foram obtidos por A Tribuna na Defesa Civil do Município.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A média dos últimos 25 anos para janeiro é de 334,1 mm de chuvas em Santos. Em dez dias, já se atingiram 68,6% desse volume.


A previsão para o restante do mês é de mais chuva. Por isso, o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, acredita que o Município terá precipitações acima da média no primeiro mês deste ano.


“É bastante provável, principalmente, considerando que devemos ter novos registros (de chuva) nos próximos dias, assim como em outros dias antes do final do mês”, afirma Cassol.


O meteorologista também destaca a característica das chuvas que devem atingir Santos. Segundo Cassol, deve haver pancadas fortes em curto período de tempo.


“Nesse fim de semana, a gente teve uma chuva de característica bem contínua, mas a natureza dessas chuvas que passaram a afetar a região é de pancadas, chuvas mais intermitentes, podendo ser fortes, mesmo que por períodos curtos. Isso deve prevalecer também no restante do mês”, explica.


Segundo a Defesa Civil, nos últimos cinco anos, apenas em 2017 a chuva de janeiro superou a média histórica em Santos. Na ocasião, o mês fechou com 383,8 mm. De 2018 a 2021, o índice ficou abaixo dos 300 mm.


Logo A Tribuna