Santos receberá laboratório móvel para detecção de variantes da covid-19

O projeto tem capacidade para realizar 300 testagens por dia e chegará na cidade na próxima segunda-feira (30)

Por: Rosana Rife  -  26/08/21  -  12:36
 Laboratório móvel é nova aposta para detectar variantes do coranavírus
Laboratório móvel é nova aposta para detectar variantes do coranavírus   Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Santos vai receber o laboratório itinerante do Instituto Butantan a partir de segunda-feira (30). O equipamento vai realizar testes para identificar novas variantes da Covid-19. Chamado de Lab Móvel, o equipamento tem capacidade para fazer cerca de 300 análises por dia.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O anúncio foi feito pelo presidente do instituto, Dimas Covas, durante entrevista coletiva no Município. Essa é a segunda parada do equipamento, único na América Latina. O Município foi escolhido devido à localização geográfica, ao Porto e ao polo industrial. A primeira visita ocorreu no início do mês, em Aparecida, no Vale do Paraíba.


Rapidez


O projeto tem como objetivo acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos de coronavírus, além do sequenciamento de variantes dos SARS-CoV-2 que circulam na região. As amostras serão enviadas pelas cidades da Baixada e, quando o resultado for positivo, será feita o sequenciamento genético.


Com o trabalho no Lab Móvel, será possível obter resultados em 24 horas. Já o mapeamento genético leva de três a seis dias. Atualmente, todo esse processo dura de dez a 12 dias.


Detalhes


O equipamento, que custou cerca de R$ 3 milhões, funciona em uma espécie de contênier, com mais de 12 metros de comprimento e quase três de altura. O veículo dispõe de três sequenciadores genéticos, centrífuga, seladora, geladeira e freezer para armazenamento de amostras, entre outros, e ficará estacionado na Praça Mauá.


Visitas


Moradores poderão acompanhar o trabalho dos cientistas. O veículo possui uma parte em vidro por meio da qual é possível observar os procedimentos realizados ao longo do dia pelos pesquisadores do Butantan.


Logo A Tribuna