Santos promove testagem de hepatites virais no Jardim Botânico neste sábado

O resultado do exame fica pronto em 15 minutos, e nos casos positivos é dado encaminhamento ao CCDI

Por: ATribuna.com.br  -  30/07/22  -  07:40
Atualizado em 30/07/22 - 14:23
O teste de hepatites sai em 15 minutos e em caso positivo, munícipe é encaminhado a serviço especializado
O teste de hepatites sai em 15 minutos e em caso positivo, munícipe é encaminhado a serviço especializado   Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

Como parte da programação do Julho Amarelo, mês da luta contra as hepatites virais, a Sociedade Brasileira de Hepatologia, em parceria com a Prefeitura de Santos, faz neste sábado (30) uma ação de testagem aberta à população contra as hepatites virais (B e C). O evento acontece no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, no Bom Retiro), das 10h às 13h.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O resultado do exame fica pronto em 15 minutos, e nos casos positivos é dado encaminhamento ao Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas da Prefeitura (CCDI). Em Santos, os testes podem ser feitos em todas as 32 policlínicas, das 8h às 16h, e também no CCDI (Rua da Constituição, 556, na Vila Mathias).


De janeiro a junho deste ano foram realizados 682 testes de hepatite B, com diagnóstico de cinco casos, e 947 testes de hepatite C, com nove resultados positivos. Para fazer o exame nas policlínicas é necessário levar RG, CPF e cartão SUS.


Transmissão Segundo a coordenadora do CCDI, Michelle Karine, a hepatite B é uma infecção sexualmente transmissível (IST), mas também pode ser disseminada pelo sangue, através de cortes ou feridas, e fluidos corporais, enquanto a hepatite C é transmitida apenas pelo sangue.


“Para a hepatite B, a melhor prevenção é a vacina. Também é importante lembrar a necessidade do uso de preservativos, além de evitar o compartilhamento de alicates de unha e lâminas e ficar atento a estabelecimentos como salões de beleza, estúdios de tatuagem e dentistas, onde materiais devem ser descartáveis ou esterilizados”, diz Karine.


Anualmente, o Brasil registra 500 mil casos de hepatites virais. Santos segue a meta da Organização Mundial de Saúde (OMS), que visa erradicar a doença até 2030.


Logo A Tribuna