Santos promove capacitação para identificação de casos de violência sexual infantil

O objetivo das oficinas é manter educadores e bibliotecários atentos a possíveis sinais

Por: ATribuna.com.br  -  19/05/22  -  16:24
O projeto foi criado pela sexóloga Christiane Andréa, escritora do livro que deu nome a ação
O projeto foi criado pela sexóloga Christiane Andréa, escritora do livro que deu nome a ação   Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude (Cojuv), a Secretaria Municipal de Educação de Santos (Seduc) lançou, nesta quarta-feira (18), o projeto ‘Vamos conversar? Sobre violência sexual infantil’. O objetivo é passar educadores e bibliotecários da rede municipal de ensino por uma capacitação para identificar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A sexóloga e educadora Christiane Andréa, autora do livro que dá o nome à iniciativa, foi idealizadora do projeto e realizou a doação de 100 exemplares da obra para as unidades de ensino da rede municipal de Santos. A ação faz parte das atividades do ‘Maio Laranja - Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.


A ideia de criar oficinas visando a prevenção a este tipo de violência para bibliotecas acontece por ser um lugar em que a faixa etária se sente mais acolhida. Normalmente crianças e adolescentes acabam expressando com desenhos casos de violência sexual.


Para exemplificar, Christiane apresentou no lançamento do projeto ilustrações reais de crianças com escritas íntimas revelando a violência, onde é possível ler "eu não pedi para ele tocar em mim" ou "eu não vou esquecer daquilo nunca mais".


Logo A Tribuna