Santos monta barreiras sanitárias para impedir presença de turistas na cidade

Operação será repetida durante o fim de semana e, também, no dia 31 de dezembro

Por: Rosana Rife  -  24/12/20  -  17:20
Operação para barrar turistas teve início às 10h nesta quinta-feira, véspera de Natal
Operação para barrar turistas teve início às 10h nesta quinta-feira, véspera de Natal   Foto: Carlos Nogueira/AT

Barreiras sanitárias foram montadas nos acessos à Santos nesta quinta-feira (24), desde às 10h, e seguirão até às 18h. A operação será repetida no fim de semana e no dia 31 de dezembro, véspera do Ano Novo. O objetivo é impedir a entrada de vans micro-onibus e ônibus de turismo na cidade durante as festas de final de ano, reduzindo o número de pessoas no município e evitando aglomerações devido à pandemia do novo coronavírus.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


As barreiras foram montadas no Saboó - entrada da Cidade -  e também na orla do José Menino. Foram mobilizados cerca de 20 agentes da Companhia de engenharia de Tráfego (CET-Santos, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM) para a operação nos dois acessos.


Em cerca de uma hora, quatro veículos foram parados. "Todas eram de Santos e foram liberadas, explicou o coordenador da GCM, Aurélio dos Santos.


Segundo ele, veículos que forem de turismo de um dia serão orientados a retornar ao município de origem.


"Devido ao grande fluxo de pessoas que descem a serra e chega a aumentar até quatro vezes a população de Santos, estamos montando as barreiras. Porque essa movimentação acende a luz de alerta. Então, estamos evitando a vinda de vans com turistas de um dia para a nossa Cidade".


A exceção fica para quem tem autorização ou para atendimento hospitalar. "Só entra se tiver a autorização do Município ou para levar algum paciente te para o hospital. Há muitas vans que só, por exemplo, levar pessoas para tratamento na Santa Casa", esclarece o inspetor-chefe.


Início


A Prefeitura informou, em nota, que não está mais emitindo autorização para veículos de turismo. Ao todo, 28 vans, três micro-ônibus e um ônibus foram orientados a retornar desde 28 de novembro, quando a operação foi retomada.


Logo A Tribuna