Santos instala novos bloqueios na orla, mas desrespeito segue: 'As pessoas não estão colaborando'

Após uma semana do início do fechamento da faixa de areia, região do jardim da orla também será fechado

Por: Jordana Langella  -  19/03/21  -  22:04

Com aumento do número de internações, em Santos, o Prefeito da cidade, Rogério Santos,anunciou um novo bloqueio nas praias da cidade.Nesta sexta-feira (19), gradis e telas de bloqueio começaram a ser instalados na região do jardim da orla.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Telas de bloqueio em Santos
Telas de bloqueio em Santos   Foto: Jordana Langella/ AT

A equipe de A Tribuna foi às praias para conferir a o início dos bloqueios que tem o objetivo deimpedira circulação de pessoas para evitar a disseminação acelerada da covid-19.Confira avideorreportagema seguir.


De acordo comRogério Santos, que tenta frear as aglomerações nas praias, a ocupação de leitos aumentou cerca de36% em apenas uma semana. A taxa era de 44% e subiu para aproximadamente 80% em aproximadamente sete dias.


Gradis começam a ser colocados nas praias de Santos
Gradis começam a ser colocados nas praias de Santos   Foto: Jordana Langella/ AT

Porém, apesar dos esforços dos gestores para colocar as medidas da Fase Emergencial do Plano São Paulo em prática, nossa equipe de reportagem, durante duas horas de produção desta matéria,nesta tarde (19),viupessoas desrespeitando o bloqueio entre o jardim e faixa de areia, que já vale há uma semana no munícipio.


População desrepeita regras da Prefeitura de Santos
População desrepeita regras da Prefeitura de Santos   Foto: Jordana Langella/ AT

De acordo com oauxiliaroperacional de saúdeLeysenLevy,o cenário não era diferente na manhã desta sexta. “As pessoas não estão colaborando, vi gente do outro lado da tela”.


Os novos bloqueios entrarão em vigor, a partir da zero hora deste sábado (20). De acordo com a Prefeitura de Santos, quem não respeitar as novas medidas, poderá ser encaminhadoaodistrito policial. E em caso do uso inadequado de máscaras, a multa será de R$300.


População ultrapassa bloqueios nas praias de Santos
População ultrapassa bloqueios nas praias de Santos   Foto: Jordana Langella/ AT

O Artigo 268 do Código Penal estabelece como crime o ato de infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Este crime é passível de multa (estabelecida pela Justiça) e detenção de um mês a um ano.


Desde o início da implantação da Fase Vermelha, a GCM (Guarda Civil Municipal) fez578 orientações uso máscara de proteção, realizou37 multas em relação ao não uso de máscaras de proteção e 18 intimações em estabelecimentos.


Como denunciar?


Os munícipes podem denunciar irregularidades pelo telefone 153, que funciona 24h/ dia, 7 dias na semana, e também pelo 162 (Ouvidoria) e Ouvidoria Digital.


Logo A Tribuna