Santos inicia restauro do Pantheon dos Andradas para o Bicentenário da Independência

Trabalhos irão corrigir deteriorações e antigas intervenções

Por: Daniel Gois  -  08/07/22  -  07:00
Atualizado em 08/07/22 - 14:50
Santos restaura Pantheon dos Andradas para Bicentenário da Independência
Santos restaura Pantheon dos Andradas para Bicentenário da Independência   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O Pantheon dos Andradas, localizado na Praça Barão do Rio Branco, começou a ser restaurado para as comemorações do Bicentenário da Independência. Os serviços foram iniciados na semana passada e se concentram no portão e grade de ferro, nas janelas de madeira, além de intervenções no telhado e sótão.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O restauro conservativo do espaço faz parte de um conjunto de obras, ações e festividades marcadas para setembro, que estão sendo definidas pela Comissão do Bicentenário, designada pela Prefeitura de Santos.


Sob as telhas originais de barro, será colocada uma subcobertura com telha metálica para proteção contra infiltrações. Os trabalhos envolvem a criação de iluminação cênica, além da correção de problemas decorrentes da deterioração causada pela poluição do ar.


O arquiteto Ney Caldatto, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações (Siedi), responsável pelo projeto, cita ainda que seis placas de mármore devem ser substituídas, já que se desprenderam do monumento.


"É um serviço de conservação e restauro. Ele (Pantheon) estava bastante deteriorado, até em decorrência de infiltração de águas pluviais. Foi feito um mapeamento minucioso de tudo. A partir de então, tiveram início os procedimentos técnicos. Tudo será conservado, limpo e polido", comenta.


A obra de valor estimado em R$ 1,5 milhão é custeada pela empresa Santos Brasil, que se responsabilizará também pela aquisição da escultura em bronze do Patriarca, que ficará na Praça Barão do Rio Branco. Os trabalhos devem ser finalizados até 7 de setembro, quando é comemorada a Independência do Brasil.


"O principal serviço é a cobertura. Vamos refazer o telhado, com cobertura metálica, para evitar que entre água novamente no prédio. A ideia é criar uma iluminação sutil, que irá valorizar esse espaço", explica o arquiteto.


Praça

Paralelamente, está em andamento outra obra que faz parte da programação do bicentenário, a revitalização da Praça Barão do Rio Branco, que integrará com o Pantheon dos Andradas e com a Igreja e Convento da Ordem Terceira do Carmo, promovendo a valorização do patrimônio histórico e melhorias de acessibilidade.


Pantheon dos Andradas será integrado à Praça Barão do Rio Branco
Pantheon dos Andradas será integrado à Praça Barão do Rio Branco   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Logo A Tribuna