Santos inicia obras emergenciais no Morro São Bento

Ações fazem parte do pacote de auxílio financeiro dos governos estadual e federal para a realização de ações urgentes nos morros da cidade

Por: Por ATribuna.com.br  -  20/03/20  -  21:50
Volume de chuva fez a Defesa Civil acionar o estado de observação nos morros de Santos
Volume de chuva fez a Defesa Civil acionar o estado de observação nos morros de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Prefeitura de Santos iniciou, nesta sexta-feira (20), obras emergenciais nos morros para resolver problemas decorrentes das fortes chuvas que atingiram a região no começo do mês. Seis frentes de ação estão em curso no Morro São Bento.


As ações são para evitar movimentação de terra naquela localidade, após o volume recorde de precipitação a partir de 2 de março - em três dias, choveu em Santos mais do que a média prevista para março, provocando a decretação de estado de emergência. 


“Estão sendo retirados os materiais decorrentes dos deslizamentos para as obras de contenção de encostas”, explica o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações, Nilson Barreiro.


Os trabalhos estão concentrados em trecho de encosta no encontro das ruas Santa Valéria e Santa Marta; na Avenida São Cristóvão, nas proximidades do número 262; e na Rua São Roque. Também na Avenida Santo Antônio do Valongo, em frente ao número 352; em frente à Avenida Santo Antônio do Valongo, nas imediações da escadaria São Domingos; e na Avenida Santo Antônio do Valongo, junto à Avenida São João. 


Segundo a pasta, os serviços devem ser concluídos no prazo de seis meses. As ações são baseadas em mapeamento da Defesa Civil e de equipes multidisciplinares da prefeitura, com prioridade para urgências consideradas ‘nível zero’, ou seja, que necessitavam começar o mais rápido possível. Contam com recursos de R$ 14.882.963,18 do Governo do Estado.


As intervenções precisam ser concluídas em até 180 dias, contados a partir de 3 de março. Fazem parte de um pedido que o município de Santos oficializou, no último dia 15, de auxílio financeiro aos governos estadual e federal para a realização de obras emergenciais nos morros São Bento, Santa Maria, Cachoeira, Fontana, Pacheco, Marapé, Penha, Jabaquara e em equipamentos públicos afetados pelas chuvas.


Logo A Tribuna