Santos inicia instalação de contentores de lixo em praias

Serão 20 novos equipamentos. Os primeiros foram colocados no José Menino

Por: De A Tribuna On-line  -  11/01/20  -  12:56
A previsão é que, em 15 dias, todos os equipamentos estão disponíveis para a população
A previsão é que, em 15 dias, todos os equipamentos estão disponíveis para a população   Foto: Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

A Prefeitura de Santos iniciou, na última segunda-feira (6), a instalação de 20 novos conjuntos contentores de lixo nas praias. Os primeiros foram instalados na altura do José Menino. A previsão é que, em 15 dias, todos os equipamentos estão disponíveis para a população.


Os contentores são confeccionados com madeira plástica (feita a partir da reciclagem de plástico). Cada conjunto possui três estruturas, cada uma com capacidade para 240 litros. Dois são destinados ao lixo reciclável e outro para material orgânico. O mobiliário também tem uma bituqueira e mensagens de alerta sobre o risco que o lixo jogado nas praias e no mar oferece à vida marinha.


“É um espaço para descarte de resíduos e comunicação, num layout diferente. Muitos turistas que frequentam nossas praias não são impactados por nossas campanhas. Chegam e não sabem que temos leis aqui. E é importante alertá-los sobre o perigo que o lixo oferece aos animais”, explicou o secretário de Meio Ambiente Marcos Libório.


As mensagens de conscientização estão ligadas a fotos de animais marinhos: ‘Seu sorvete é gostoso. A embalagem, não’ e ‘Não transforme seu brinquedo em boneco assassino’ são alguns dos exemplos.


“Nós já temos contentores presos aos postes da orla da praia e alguns deles serão substituídos. Agora, vamos acrescentar estes conjuntos e, se for necessário, colocaremos mais. Estamos concentrando o mobiliário nos locais de maior fluxo de pessoas”, disse o secretário.


Além das lixeiras atuais e dos novos contentores, frequentadores das praias de Santos contam com o Ecopeixe para o descarte de produtos recicláveis. Instalada em fevereiro de 2019, na Praia do Boqueirão, a estrutura tem cerca de 3 metros de altura. Todo o lixo reciclável é coletado pela ONG Sem Fronteiras. Até agora, 1,9 tonelada de material já foi recolhida.


Logo A Tribuna