Santos garante cerca de 130 leitos no Hospital Vitória para atender casos de coronavírus

Um termo de comodato, como um empréstimo, foi assinado nesta manhã com UnitedHealth Group Brasil, dono da operadora Amil

Por: Por ATribuna.com.br  -  01/04/20  -  19:02
Prefeitura vai avaliar o espaço por possíveis alterações. Leitos devem ser liberados já neste mês
Prefeitura vai avaliar o espaço por possíveis alterações. Leitos devem ser liberados já neste mês   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Santos garantiu, na manhã desta quarta-feira (1º), cerca de 130 leitos para atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde com coronavírus (Covid-19). O acordo, um termo de comodato (espécie de empréstimo), foi assinado entre a prefeitura e o UnitedHealth Group Brasil, dono da operadora Amil. As vagas serão disponibilizadas no Hospital Vitória, na Vila Belmiro.


A parceria foi firmada durante uma videoconferência, que contou com a participação do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), do secretário de Saúde, Fábio Ferraz, o CEO do grupo, José Carlos Magalhães, e o vice-presidente de Relações Institucionais, Renato Casarotti.


“Vamos montar uma estrutura para começar nesta quarta-feira (avaliações para intervenções no prédio). Para nós, essa parceria é importante porque representa economia de tempo, de recursos e eficiência no atendimento à população. O hospital será muito útil nesse processo e esperamos não precisar utilizá-lo na totalidade”, disse o prefeito, que pretende liberar o espaço ainda este mês.


O acordo autoriza a Prefeitura de Santos a usar as instalações do hospital exclusivamente para atendimentos relacionados ao coronavírus, arcando com o custeio de uso do local. O termo é válido até 31 de dezembro de 2020.


Tempo


O secretário de Saúde, Fábio Ferraz, falou sobre o efeito relevante do isolamento social, mas, ao mesmo tempo, destacou que é necessário se preparar para o aumento de casos. De acordo com ele, os hospitais de campanha são importantes, porém ganha-se tempo quando são disponibilizadas estruturas já existentes.


“Faremos as intervenções rapidamente para que a unidade possa receber pacientes no período de pico”, informa.


Primeira vez


Os representantes do UnitedHealth Group Brasil destacam que essa é a primeira parceria entre o grupo e uma prefeitura no país para auxiliar no tratamento de pacientes com Covid-19.


“É um momento único. O que vale é o senso de urgência em relação às pessoas que precisarão desses leitos e Santos passará mais forte por essa pandemia”, diz Magalhães, CEO do grupo.


Plano de contingência


A Prefeitura de Santos afirma que os leitos garantidos em parceria fazem parte do Plano de Contingência Hospitalar, que foi criando para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) que prevê a destinação de 558 leitos para o tratamento da doença, sendo 122 leitos de UTI e 436 leitos de enfermaria.


A administração informa que estão sendo montados três hospitais de campanha: UPA Central (5 leitos de UTI e 56 de enfermaria), UPA Zona Leste (5 de UTI e 41 de enfermaria) e Afip (25 leitos de enfermaria). O plano prevê a abertura de leitos em 12 hospitais e prédios, incluindo novos leitos no Complexo Hospitalar dos Estivadores, Santa Casa de Santos, Beneficência Portuguesa, Hospital de Pequeno Porte Central e Complexo Hospitalar da Zona Noroeste.


Logo A Tribuna