Santos fará 10 mil testes para Covid-19 a partir desta quarta-feira

O exame será feito das 8 às 14h, no estacionamento do Mendes Convention Center, para quem tiver os sintomas

Por: Tatiane Calixto & Da Redação &  -  11/05/20  -  11:25
Não tenho dúvidas de que a vontade do povo brasileiro de vencer a doença
Não tenho dúvidas de que a vontade do povo brasileiro de vencer a doença   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa anunciou em uma live na noite de domingo (10), duas medidas de combate à pandemia da covid-19. Primeiro, a criação de um centro de testagem para realização de 10 mil exames rápidos a fim de detectar o novo coronavírus em moradores da Cidade. Além disso, o prefeito estará nesta segunda-feira (11), no Palácio dos Bandeirantes para pleitear junto ao governo do Estado mais recursos para ampliar o número de leitos em Santos e na Baixada. 


>> Confira o gráfico com o número de casos na Baixada Santista e no Mundo


Só no município santista, a taxa de ocupação de leitos adultos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é de 74%. 


Testes


Segundo o prefeito, entre quarta e sexta-feira, das 8 às 14 horas, no estacionamento do Mendes Convention Center, serão realizados 10 mil testes drive-thru para detectar a covid-19. Serão testadas gratuitamente moradores da Cidade - haverá a exigência de comprovante de residência - que estiverem com sintomas. 


O morador passará por triagem. Será aferida temperatura e a oxigenação no sangue. Se estiver dentro dos critérios, será encaminhado para o teste.


Caso o teste rápido seja positivo, o prefeito Paulo Alexandre garante que essa pessoa será encaminhada para a testagem PCR, que tem um detalhamento maior que os testes mais simples e oferece um diagnóstico mais preciso. O prefeito afirma que esta será uma primeira etapa de testagem em massa e frisou que nas unidades de saúde os testes também são feitos com a indicação médica.


Leitos


Outro assunto tratado na live foi em relação a ocupação de leitos na cidade. Em Santos, a ocupação total de leitos adultos de UTIs já chega a 74%. Dos 202 leitos de UTI em hospitais privados e públicos da Cidade, 155 estão sendo utilizados por pacientes adultos que lutam pela vida. 


Os dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que a situação mais preocupante está na rede privada que atinge uma taxa de ocupação de 82%. No Sistema Único de Saúde (SUS), é de 64%. 


Por isso, o prefeito Paulo Alexandre afirmou que recursos recebidos do estado ou federal irão, prioritariamente, para a abertura de mais de 100 leitos no Hospital Vitória, uma unidade privada. 


Ele afirma que o mais importante, no momento, é ter leitos. Isso porque a taxa de ocupação leva em conta tanto os públicos quanto os particulares. “O Hospital Vitoria já está pronto. E chegando dinheiro do Governo Federal ou estadual para equipar os leitos, já colocamos para funcionar. É mais ágil”. 


Na última sexta-feira, o governador João Do-ria afirmou que uma das principais condiçõesque permitiriam uma flexibilização das medidas de distanciamento é uma taxa de ocupação inferior a 60%. 


Palácio dos Bandeirantes 


O pedido de recursos ao governo estadual será reforçado hoje pelo prefeito Paulo Alexandre. Ele estará no Palácio dos Bandeirantes para uma reunião do recém-criado Conselho Municipalista. O órgão que tem a participação de representantes do governo estadual, entre ele o próprio governador, conta ainda com 16 prefeitos, entre eles o santista. 


O objetivo do órgão é tratar do combate ao coronavírus e também criar estratégias para o momento pós-pandemia. Conforme Paulo Alexandre, além de pleitear mais leitos para Santos e região, ele pedirá a restrição de acesso ao Sistema Anchieta-Imigrantes, uma forma de diminuir a vinda de turistas para região e desacelerar a disseminação da doença.


Logo A Tribuna