Santos estuda aumentar em 20% o efetivo Guarda Civil Municipal

Em 2021, agentes atenderam 12 mil chamados na Cidade

Por: A Tribuna.com.br  -  07/01/22  -  12:09
Ainda em 2022, guardas treinados estarão armados nas ruas
Ainda em 2022, guardas treinados estarão armados nas ruas   Foto: Carlos Nogueira

A Prefeitura de Santos informou que pretende ampliar o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, de 354 oficiais para 425 agentes, após revelar que os agentes realizaram 12 mil atendimentos ao longo de 2021. Ainda de acordo com o Município, 100 profissionais treinados vão atuar armados na cidade.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Ao apresenta, na terça-feira (4), o balanço das atividades da Guarda Municipal no ano passado, o secretário Municipal de Segurança, Sérgio Del Bel, ressaltou que tanto a ampliação do efetivo quanto o armamento dos agentes são medidas que visam ampliar a segurança da população.


“O ano de 2021 foi complexo. Além do cumprimento da fiscalização e da preservação do patrimônio público, os guardas municipais tiveram papel fundamental na orientação aos munícipes durante a pandemia”, disse Del Bel.


Balanço

O secretário revelou que a GCM atendeu 2.054 chamados sobre o descumprimento da ordem pública, que liderou o ranking de ocorrências em 2021.


Na sequência da lista aparecem: desordem e perturbação de sossego, com 2.004 registros, e 1.279 atuações de ação preventiva.


Em relação às forças-tarefas, Del Bel apontou que as maiores intervenções ocorreram em ferros-velhos, foram 47 ao todo. Depois, aparecem as 41 ações em bares e restaurantes.


A GCM também fez 250 atendimentos do programa Guardião Maria da Penha, que tem como objetivo proteger e acompanhar mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas urgentes determinadas pelo Ministério Público.


Logo A Tribuna