Santos estende prazo para pagar IPTU após demora na entrega de carnês

Contribuinte deve buscar a 2ª via na internet ou retirar em um Poupatempo

Por: Natalia Cuqui e Rafael Motta  -  13/01/22  -  07:08
Atualizado em 13/01/22 - 17:19
Moradores de Santos afirmam que não receberam ainda seus carnês para pagamento do IPTU.
Moradores de Santos afirmam que não receberam ainda seus carnês para pagamento do IPTU.   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Em meio à demora acima da esperada por contribuintes para a emissão de carnês com o valor do tributo, a Prefeitura de Santos prorrogou para dia 28 o vencimento da primeira parcela ou da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A nova data consta no Decreto 9.566, assinado nesta quarta-feira (12) pelo prefeito Rogério Santos (PSDB). Esse prazo, porém, só valerá para quem fizer o pedido pela internet ou pelo Poupatempo.


Os carnês de papel que estão sendo entregues pelos Correios têm datas de vencimento entre os dias 17 e 23. Quem quiser pagar a primeira prestação ou quitar o IPTU de uma vez poderá manter essas datas — caso queira e se o boleto chegar no prazo.


O assessor técnico da Secretaria Municipal de Finanças, Fernando Wagner Chagas, exemplifica: se o contribuinte receber no dia 21 um carnê vencido no dia 20, não conseguirá pagá-lo na rede bancária, pois constará que está além do prazo. Assim, terá de providenciar a segunda via pela internet ou no Poupatempo. Neste caso, o vencimento ficará programado para dia 28.


Queixas e temores

Enquanto isso, moradores acostumados a receber o documento ainda em dezembro afirmam que não receberam seus carnês do tributo. A florista Vanessa Pimentel, de 35 anos, mora há cinco anos no Bairro Aparecida e afirma que a demora é inédita.


“A gente queria saber o motivo, porque dá uma certa preocupação e, até, curiosidade, porque é um documento importante e, se a gente atrasa, é cobrado.”


A aposentada Marilene Costa, de 65 anos, mora no Boqueirão e conta que costuma receber os carnês sempre com um prazo folgado para pagar, mas que notou a demora desta vez e se preocupa com o risco de pagar juros. Ela espera os carnês chegarem para efetuar o pagamento.


Moradora da Ponta da Praia, a vendedora Rosângela Nascimento da Silva, de 48 anos, afirma não ser a primeira vez que ela nota um atraso na entrega dos carnês. “Estou preocupada, sim, não vou conseguir pagar a cota única. Prefiro esperar o carnê chegar em casa.”



Tudo sobre:
Logo A Tribuna