Santos entregará parte das obras do Emissário Submarino nos próximos dias

Reestruturação do monumento, pista de patinação e quadra de basquete já têm data de inauguração

Por: Ágata Luz  -  03/06/22  -  11:25
Atualizado em 03/06/22 - 22:24
As informações foram divulgadas durante vistoria do prefeito Rogério Santos (PSDB) às obras
As informações foram divulgadas durante vistoria do prefeito Rogério Santos (PSDB) às obras   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Uma parte das obras da primeira e da segunda fases de remodelação do Novo Quebra-Mar, no Parque Municipal Roberto Mário Santini — o Emissário Submarino, no José Menino, em Santos — serão entregues à população no próximo dia 13. Na mesma data, as propostas de empresas participantes da licitação para a terceira fase dos trabalhos serão entregues. As informações foram divulgadas durante vistoria do prefeito Rogério Santos (PSDB) às obras.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Os serviços começaram em fevereiro e, segundo o prefeito, uma parte do jardim já está pronta. “Agora, entregaremos mais uma parte da alameda, mais dois terços do parque que contempla a pista de patinação, a quadra de basquete 3x3, a reestruturação do monumento de Tomie Ohtake e um novo mirante, além de parte da jardinagem e a infraestrutura para o novo playground”.


Ele acrescenta que o pump track (circuito com lombadas para ciclistas e skatistas) também será oficializado, pois, apesar de ter sido aberto, não foi entregue. De acordo com a secretária de Infraestrutura e Edificações, Larissa Oliveira Cordeiro, o mirante que ficará pronto nos próximos dias terá vista para o monumento de Tomie Ohtake e para a área onde os surfistas costumam praticar o esporte.


A titular da pasta menciona que as obras inauguradas neste mês corresponderão a 30% do total e incluem infraestrutura de drenagem e as redes elétrica e hidráulica do parque. “São muitas coisas. Então, a gente foi fazendo conforme tinha recursos.”


Esta segunda fase chegará ao fim entre outubro e novembro, com a entrega de um parque das águas, nova escolinha de surfe, recuperação do Museu do Surfe e da torre dos jurados, revitalização da arquibancada e troca de todo o piso. “São 12 meses de obra, e a gente começou em fevereiro. O certo seria (concluir em) fevereiro do ano que vem, mas estamos tentando antecipar para o mais rápido possível".


Terceira fase

Larissa Cordeiro explica que a licitação da terceira fase já foi publicada e está em andamento para execução de outras obras.


“Está licitando, e irá abrir a concorrência (na verdade, as propostas, no) dia 13. Terá as fases de aprovação, habilitação das empresas, homologação, assinatura de contrato e ordem de serviço. Assim que esta última for assinada, a gente inicia as obras.”


A previsão é que todo o parque esteja à disposição dos moradores e turistas no meio do próximo ano. “As próximas etapas incluem o playground, os dois prédios de apoio onde teremos centro de treinamento para surfe e skate e as partes administrativa e de segurança, finalizando com a nova pista de skate”, diz Rogério Santos, ao falar nos espaços — que terão auditório e Centro de Controle Operacional (CCO) para controle das câmeras de monitoramento.


Segundo a titular da pasta de Infraestrutura e Edificações, o playground citado pelo prefeito será personalizado, no formato de prédios tortos. “Será moldado especialmente para Santos”, com piso emborrachado.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna