Santos chama população para se vacinar contra sarampo e gripe

Apenas 12,1% das crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses se imunizaram do sarampo na atual campanha

Por: Sandro Thadeu  -  27/04/22  -  10:22
Atualizado em 27/04/22 - 15:08
Segundo o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, a Cidade tem três casos suspeitos de sarampo
Segundo o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, a Cidade tem três casos suspeitos de sarampo   Foto: Matheus Tagé/AT

O secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, fez um apelo, nesta terça-feira (26), para que os públicos-alvos da vacinação contra o sarampo e a gripe compareçam aos postos de saúde, pelo fato de o atual índice de imunização no Município estar “extremamente preocupante”.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo o titular da pasta, somente 12,1% das crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses do Município estão protegidas contra o sarampo. “É um índice muito baixo, pois temos as vacinas e todas as nossas policlínicas estão abertas (de segunda a sexta-feira), das 8 às 16 horas”, afirmou.


Catapreta comentou que a Cidade registra, atualmente, três crianças com suspeita de ter contraído a enfermidade.


Os exames serão avaliados pelo Instituto Adolfo Lutz, e a Prefeitura aguarda os resultados. Catapreta citou que todas já cumpriram o período de isolamento e passam bem.


Contra a gripe

Em relação à gripe, a cobertura vacinal também é baixa. Ela contemplou apenas 17,5% do público-alvo (pessoas a partir dos 60 anos e profissionais de saúde).


O titular da pasta disse que não estuda, neste momento, ampliar o horário de atendimento das policlínicas, porque não há filas.


No entanto, será realizado o Dia D de imunização neste sábado, das 9 às 15 horas, em diversos pontos da Cidade, que serão divulgados no site da Prefeitura.


Nesta data, a vacinação contra a gripe também estará disponível para puérperas (mulheres no pós-parto), gestantes e crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses de idade, além do público-alvo inicial (idosos e trabalhadores da saúde).


Covid-19

O secretário Adriano Catapreta também falou na imunização contra a covid-19. De acordo com ele, a adesão à terceira e, principalmente, à quarta doses contra o coronavírus tem sido muito menor, na comparação com a primeira e a segunda.


“Vimos a eficácia das vacinas, independentemente da marca. Os nossos números comprovam isso”, afirmou o titular da Saúde em Santos.


Logo A Tribuna