Santos afasta ideia de prorrogar prazo do IPTU mais uma vez

Prefeitura criou um canal no WhatsApp, com atendimento 24 horas, para esclarecer dúvidas

Por: Rafael Motta e equipe  -  29/01/22  -  20:08
Atualizado em 29/01/22 - 20:13
Prefeitura criou um canal no WhatsApp, com atendimento 24 horas, para esclarecer dúvidas
Prefeitura criou um canal no WhatsApp, com atendimento 24 horas, para esclarecer dúvidas   Foto: Matheus Tagé/AT

Nesta semana, foram frequentes os telefonemas recebidos por A Tribuna de contribuintes, em especial idosos, que relataram dificuldade em conseguir a segunda via do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Santos.


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Parte não dispunha de acesso à internet ou não tinha com quem contar para obter o boleto em formato digital, tanto para pagar a primeira prestação do tributo ou a cota única com 4% de desconto. Outros não conseguiram se deslocar até o posto da Prefeitura no Poupatempo, no Centro.


Todos eles haviam sofrido com o fato de não terem recebido o carnê impresso, pelos Correios, antes do vencimento da parcela inicial ou para a quitação de uma só vez. Ciente do problema, a Prefeitura havia estendido para dia 28 — ontem — o prazo para se pagar o tributo com abatimento e sem multa por atraso em relação à data anterior. Mas, agora, “não há previsão de nova prorrogação”, conforme resposta enviada à coluna pela Diretoria de Comunicação do Município


Em tese, todos os que tiverem perdido o vencimento ontem estão sujeitos à cobrança de multa e juros por atraso. A Prefeitura criou um canal no WhatsApp, com atendimento 24 horas, para esclarecer dúvidas: (13) 99643-5630. No entanto, o fez apenas na última segunda-feira, na semana em que terminaria o novo prazo de vencimento.


Impacto nos cofres

Um leitor levantou a hipótese de que a situação relativa à entrega dos carnês de IPTU neste ano pode prejudicar as finanças da Prefeitura. Como o mês não acabou, o Município disse não ter como comparar a receita de janeiro deste ano com o mesmo mês do ano passado.


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