Santistas furam quarentena e voltam a lotar o calçadão nesta sexta-feira

Praticantes de esporte também fizeram uso da faixa de areia; decreto municipal impede a aglomeração nesses locais

Por: Por ATribuna.com.br  -  12/06/20  -  18:47
Atualizado em 12/06/20 - 19:00
Incertezas sobre funcionamento fez cair a procura por reservas
Incertezas sobre funcionamento fez cair a procura por reservas   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O clima agradável no segundo dia de feriado prolongado de Corpus Christi foi mais uma convite para o santista lotar o calçadão da orla, nesta sexta-feira (12). A tradicional caminhada na faixa próxima ao mar ocorreu em meio às regras de isolamento social, medida adotada para evitar o aumento da taxa de contágio de Covid-19. Pela manhã e começo da tarde, a orla ficou lotada de pessoas passeando com máscaras de proteção. 


Faixa de areia foi usada por santistas nessa sexta-feira
Faixa de areia foi usada por santistas nessa sexta-feira   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Com previsão de sol durante o final de semana e temperaturas elevadas, os santistas "furaram" mais uma vez as regras de isolamento social. Várias pessoas voltaram a desobedecer ao decreto municipal que veda a circulação no calçadão à beira-mar cidade. Aglomerações foram registradas em diversos trechos. 


A repórter fotográfica de A Tribuna, Vanessa Rodrigues, fez registros desde o início da manhã desta sexta-feira (12) com a movimentação em toda a extensão da orla santista. A cena impressiona e revolta a parcela da população que segue as recomendações de isolamento social na Baixada Santista, como forma de reduzir a taxa de contaminação pela Covid-19.  


Casal é abordado na orla por agentes da GCM
Casal é abordado na orla por agentes da GCM   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A corrida às praias santistas ocorreu em meio à escada de casos do novo coronavírus. Conforme dados da Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep), a Cidade ultrapassou a marca de 5.535 casos confirmados, na noite desta quinta-feira (11). E outros 206 santistas perderam a vida por complicações de Covid-19 (sendo  outros 25 óbitos em investigação). 


Nas últimas 24 horas, houve uma alta de 6,6% de casos confirmados – passando de 5.188 para 5.535. Já a taxa de ocupação geral dos leitos Covid-19 é de 52%. Entre os leitos de UTI, a taxa é de 68%. Na rede privada, a ocupação é de 79% e, no SUS, 57%. Nos leitos de UTI para adultos, a taxa de ocupação é de 75%.  



Desde o dia 4 de abril, conforme decreto municipal, segue proibida a circulação de pessoas pelo calçadão da orla de Santos. A medida foi decretada como forma de reduzir a taxa de evolução dos contágios pelo novo coronavírus na Cidade. Já a ciclovia fica limitada àqueles que utilizam bicicleta para trabalhar, ficando vetada para atividades esportivas, turísticas e de lazer. 


"As pessoas precisam manter o distanciamento social, só sair de casa em caso de extrema necessidade. A ciência ainda não conseguiu criar uma vacina contra o novo coronavírus, que continua adoecendo e matando, infelizmente, muitas pessoas, inclusive aqui na nossa Cidade. A forma eficaz contra o vírus é o isolamento, que é responsabilidade de todos", afirma o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).


Decreto municipal impede a prática de atividades na areia
Decreto municipal impede a prática de atividades na areia   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Nesta quinta-feira (11), agente da Guarda Civil Municipal realizaram fiscalização na orla. Na ocasião, foram lavradas quatro multas a munícipes que não cumpriram o decreto que torna obrigatório o uso de máscaras faciais não profissionais. Os guardas municipais também prestaram esclarecimentos e orientações a munícipes sobre as restrições municipais à região da orla. Ação similar foi realizado pela corporação nesta sexta-feira (12).


Desde 1º de maio, a GCM fiscaliza o uso de máscara facial obrigatório na Cidade, sob pena de multa para pessoas físicas no valor de R$ 100,00. Até a manhã desta sexta-feira (12), a Guarda aplicou 21 multas pelo não uso de máscara por munícipes. Vale destacar que a multa é aplicada após resistência em aceitar máscaras doadas pela corporação. Até às 13h desta sexta (12) , uma multa foi aplicada. Os valores arrecadados são revertidos para a compra de máscaras para doação.


"A Guarda Civil Municipal (GCM) está nas ruas e na faixa da praia todos os dias fazendo a fiscalização. Mas a população precisa colaborar. Com o esforço e colaboração da grande maioria dos santistas, conseguimos passar para a fase  laranja do Plano São Paulo e iniciar a flexibilização gradual e com regras no comércio. Mas, como já frisamos antes, a quarentena não acabou", continua Barbosa.


Logo A Tribuna