Santa Casa de Santos inaugura novo pronto-socorro particular em janeiro

Unidade para adultos ficará nas instalações do antigo PS Central

Por: Da Redação  -  27/12/19  -  09:39

A Santa Casa de Santos vai inaugurar, às 18h de 10 de janeiro, seu novo Pronto-Socorro (PS) Adulto para pacientes particulares e de convênios. As instalações ocupam o prédio do antigo PS Central do município, devolvido pela prefeitura. O fluxo de pacientes tende a crescer: hoje, em média, é de 500 pessoas por dia.


O objetivo é tornar o atendimento no PS mais ágil e confortável. A entrada, os consultórios e os aparelhos do pronto-socorro passarão do primeiro andar, que abrigará recepção e departamentos, para o térreo. Exames laboratoriais, prontos em 1h30, terão resultados em meia hora. Haverá novas acomodações em salas de repouso e medicação.


O diretor Comercial e Financeiro da Santa Casa, Augusto Capodicasa, acredita que melhores condições nas salas de repouso, com possibilidade de permanência por até 12 horas, poderão reduzir a necessidade de internações - o que deixará mais vagas livres para pacientes e baixará custos.


As medidas de economia começaram na mão de obra. Segundo o provedor, Ariovaldo Feliciano, as obras de adaptação e renovação do futuro PS estão sendo feitas por 120 funcionários próprios. Assim, terão mais facilidade na manutenção do prédio, por saber quais intervenções ocorreram e onde foram feitas.


Capodicasa acredita que, além dos pacientes do plano de saúde próprio, outras operadoras de convênios médicos poderão contratar serviços do PS. Além de custear as atividades do cotidiano, o dinheiro cobrirá despesas com atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Aberto 24 horas, o novo PS terá três salas para classificação de risco de pacientes, oito consultórios médicos, três salas para coleta de exames, novos aparelhos de raios-X, sala de medicação com 12 lugares, farmácia, salas para curativos e suturas, local para repouso com dez leitos (um dos quais em área restrita).


Também estarão disponíveis sala de emergência para pacientes em ambulâncias, com seis leitos (um à parte) e um espaço para pessoas à espera de internação, com 18 acomodações, uma delas em espaço restrito.


Direção do hospital acredita que melhores condições no repouso reduzem a necessidade de internação
Direção do hospital acredita que melhores condições no repouso reduzem a necessidade de internação   Foto: Alexander Ferraz/AT

Mais obras


Candidato à reeleição no pleito de janeiro, quando espera obter seu terceiro mandato de dois anos, Ariovaldo Feliciano planeja reformas nas demais alas da Santa Casa até 2023 - em especial, a de Nefrologia.


O provedor afirma que, entre as tarefas que resultaram em economia durante sua gestão, constam a troca de aparelhos alugados por próprios e a reorganização de setores como almoxarifado e farmácia, graças à qual se minimizou o desperdício de materiais.


Estatísticas


No térreo, um painel eletrônico de indicadores chama a atenção: abastecido pela Central de Dados do hospital, mostra números diários e mensais de atendimentos. Ontem, até as 11h38, haviam sido recebidas 646 pessoas, das quais 292 (45,2%) de fora de Santos. “A Santa Casa é o único hospital de portas abertas da Baixada Santista”, diz Augusto Capodicasa, sobre o caráter filantrópico da instituição.


Para ele, prefeituras deveriam conversar com administradores dos hospitais de suas cidades para buscar maiores índices de atendimento pelo SUS. Por consequência, se desafogaria a Santa Casa de Santos.


Novo pronto-socorro da Santa Casa será inaugurado em janeiro
Novo pronto-socorro da Santa Casa será inaugurado em janeiro   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Logo A Tribuna