Ressaca intensa deve atingir a Baixada Santista nesta quinta-feira

Segundo os institutos de meteorologia, não deve chover nesta quarta-feira (19), mas atenção permanece ao longo da semana

Por: Por ATribuna.com.br  -  19/08/20  -  12:27
Termômetros podem marcar até 19ºC na Baixada Santista nesta sexta-feira
Termômetros podem marcar até 19ºC na Baixada Santista nesta sexta-feira   Foto: Carol Ianelli/TV Tribuna

Uma imensa frente fria que começa a influenciar a faixa do litoral paulista deve afastar a possibilidade de chuva da Baixada Santista, nesta quarta-feira (19). O alívio será passageiro, já que as precipitações voltam a partir de quinta-feira (20) e com possibilidade de ressacas (veja abaixo). Por esse motivo, os morros de Santos seguem classificados como estado de observação, conforme parâmetros da Defesa Civil.


Apesar de não ter registro de ocorrências, a Defesa Civil manteve o estado de observação nos morros santista. Pelos parâmetros do órgão, essa nomenclatura é acionada quando o volume de chuva registrado estiver abaixo de 80 milímetros e não há sinal de mudanças significativas nas condições meteorológicas.


Ressaca


Levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta) prevê a chegada de uma ressaca intensa na região costeira da Baixada Santista nesta quinta-feira (20), que ocorre por conta da passagem de uma frente fria na região.


Na noite de quinta, o mar começa a ficar agitado com ondas moderadas, que podem ultrapassar dois metros de altura. Durante a sexta-feira (21) e o sábado (22) a previsão também indica ondas superiores a dois metros. 


Com relação ao nível do mar, na Baía de Santos a maré ficará elevada e pode ultrapassar 1,9 metro na tarde de quinta-feira (20), e dois metros nos dias seguintes, representando aumento de até 60 centímetros em relação à tábua da maré. No interior do estuário, esse aumento será maior e a previsão é de que o nível do mar ultrapasse 2,1 metros na tarde de quinta, com picos de até 2,2 metros até sábado.


Previsão do tempo


Segundo o Instituto Climatempo, nesta quarta-feira (19), os modelos matemáticos indicam apenas 11% de possibilidade de chuva. O sol aparece entre nuvens e termômetros devem oscilar entre 21º e 25º.


A passagem de uma frente fria traz condições para chuvas volumosas com intensidade de moderada a forte. A partir de quinta-feira (20), até o começo do fim de semana, há expectativa por um volume expressivo de chuvas, além de queda de temperatura e ventos fortes.


A previsão é de um acumulado de chuvas entre 60 e 110 milímetros durante o período. Há possibilidade de alagamentos devido à maré elevada, que podem ser agravados caso associados a chuvas intensas. Também há possibilidade de impactos nas estruturas urbanas devido à conjugação de alta da maré e intensidade das ondas, principalmente nos horários de pico da maré.


As informações foram confirmadas pela Defesa Civil de Santos.


Confira a nota da Defesa Civil:


Uma frente fria que chegou à região, trazendo muita instabilidade, vai ocasionar grande volume de chuva e agitação marítima entre quinta (20) e sexta-feira (21). Além disso, há alerta de elevação da maré acima de 2 metros. A previsão é de ressaca intensa e alagamentos em áreas mais vulneráveis.


O mar fica agitado na noite de quinta-feira, com ondas podendo ultrapassar 2m. Na sexta e no sábado, a previsão também indica ondas superiores a 2m.


A maré poderá passar de 1,9m na tarde de quinta, na baía de Santos, e dos 2m nos dias seguintes. No interior do estuário, o aumento poderá chegar a 2,1m na tarde de quinta-feira, com picos de até 2,2m até sábado.


A chuva persistirá na sexta e começo do fim de semana. Até sexta, o volume esperado é de até 110mm. Haverá relativa queda de temperatura e intensificação dos ventos.


Logo A Tribuna