Resíduos tóxicos provocados por queimadas estão passando por Santos e SV, afirma climatologista

Rodolfo Bonafim afirma que as partículas estão em uma altitude de até 7 mil metros.

Por: De ATribuna.com.br  -  07/10/20  -  15:03
Atualizado em 07/10/20 - 15:11
Partículas mudaram a tonalidade da lua nesta terça-feira em Santos e região
Partículas mudaram a tonalidade da lua nesta terça-feira em Santos e região   Foto: Rodolfo Bonafim / Arquivo Pessoal

Os resíduos tóxicos liberados pelos incêndios que atingem várias partes do Brasil estão de passagem pelo litoral de São Paulo. As informações são do climatologista Rodolfo Bonafim e foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (7). 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com Bonafim, porém, não há motivo para preocupação. "Não resta mais dúvida. Uma pluma residual da fumaça das queimadas do Centro-Oeste está passando pelos céus da Baixada Santista. Ela é muito alta e trafega entre 5 e 7 mil metros de altitude", diz.


Segundo o climatologista responsável pela ONG Amigos da Água, as pessoas não devem se preocupar. Pelo menos por enquanto. "Não causa e muito menos agrava problemas respiratórios. Porém, tem quantidade de aerossóis suficiente para alterar a tonalidade de astros como o Sol e a Lua", conta.


Segundo o Climatempo, a previsão para Santos é que a quarta-feira seja mais fria do que o dia anterior, com céu nublado e com possibilidade de garoa de dia e à noite. A temperatura mínima deve chegar a 22º C e a máxima a 26º C.


Logo A Tribuna