Representantes de cidades de todo o mundo se unem em ato simbólico na praia de Santos

Mutirão de limpeza faz parte da 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco

Por: Natalia Cuqui  -  19/07/22  -  13:35
Atualizado em 19/07/22 - 23:11
Ato simbólico de limpeza da praia foi realizado na manhã desta terça (19) na praia do Gonzaga
Ato simbólico de limpeza da praia foi realizado na manhã desta terça (19) na praia do Gonzaga   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Cerca de 150 representantes de cidades do Brasil e de vários países se reuniram na manhã desta terça-feira (19), na Praia do Gonzaga, para um ato simbólico de limpeza da praia.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A ação faz parte da 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, que vai até sexta-feira (22). O objetivo da iniciativa foi lembrar o compromisso da Unesco com a sustentabilidade no planeta.


O prefeito da cidade de Asahikawa, na província de Hokkaido, no Japão, Hirosuke Imazu, contou que esse tipo de ação não é comum porque o município não é litorâneo, mas cercado por montanhas. Ele lembrou que agora, no Japão, é a época dos festivais de verão, quando a comunidade costuma se unir para realizar esse tipo de atividade.


“Apesar de não termos mar, oceanos, estamos em um único planeta. Nossos céus estão conectados. Então, quando penso em fazer essa atividade aqui no Brasil, penso que estou contribuindo para outras partes do mundo também. E eu gostaria de continuar apoiando e promovendo esse tipo de atividade” , ressaltou o prefeito.


Já Francis Sokomba é o representante da cidade de Bida, na Nigéria, no continente africano. Essa é a primeira vez que ele vem a Santos e diz se sentir ótimo por aqui. “Sinceramente me sinto muito grato de estar aqui. As pessoas são muito legais, a praia é muito boa, a temperatura é agradável. A comida é ótima, experimentei ontem à noite. Estou adorando estar em Santos”.


A cidade de Bida também não possui praia, mas é cercada por muitos rios. Sokomba explica que a proposta de ecologia é a mesma: as ações de limpeza são feitas nos rios. Na ação que aconteceu na praia do Gonzaga, ele ressaltou a alegria do trabalho em equipe. “Colocar as pessoas juntas para andar aqui na praia é um movimento de coletividade, traz alegria. Fazer esse movimento juntos mostra a coletividade entre as pessoas”.


Logo A Tribuna