Reabertura do comércio em Santos é confirmada para a próxima quinta-feira

Fase laranja, aguardada pela região, irá balizar a retomada econômica e permite o funcionamento do comércio de rua e área hoteleira, entre outros

Por: Nathália de Alcantara & Da Redação &  -  06/06/20  -  14:25
Prefeitura de Santos estipulou 4,40% de aumento na taxa do IPTU
Prefeitura de Santos estipulou 4,40% de aumento na taxa do IPTU   Foto: Alberto Marques/AT

Está confirmada para a próxima quinta-feira a retomada econômica gradual em Santos. Em reunião nesta sexta-feira (5), com o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), estiveram representantes do comércio incluindo lojas, bares, restaurantes e postos de combustíveis – e da rede hoteleira.


A previsão é de portas abertas em comércio de rua, hoteleira, concessionárias de veículos e escritórios de imobiliária, contabilidade e advocacia, por exemplo. Seguem as regras de uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e número restrito de pessoas nos locais. No entanto, apenas no domingo será apresentado o que de fato poderá funcionar a partir da próxima semana.


“Tivemos uma reunião com o setor produtivo da Cidade para detalharmos o plano de retomada econômica e fazermos os ajustes finais. Neste sábado (hoje), vamos ter mais uma rodada de conversas sobre essa fase”, disse o prefeito, garantindo que as medidas serão adotadas com base em dados técnicos. 


“Desde o início da pandemia, tomamos decisões dentro de uma coerência, respeitando a ciência e os indicadores. Fizemos um grande investimento na ampliação de leitos, na aquisição de respiradores e na realização de exames”.


Fase laranja, aguardada pela região, irá balizar a retomada econômica e permite o funcionamento do comércio de rua
Fase laranja, aguardada pela região, irá balizar a retomada econômica e permite o funcionamento do comércio de rua   Foto: Matheus Tagé/AT

Modo gradual


Quanto ao ritmo de retomada econômica, o prefeito reforça que a reabertura ocorrerá de modo gradual. “São poucas as atividades que vamos liberar, justamente para testar o comportamento da população e observar os indicadores”, explica, apontando a necessidade de união da sociedade neste momento. “A implantação de novas fases do plano vai depender da consciência das pessoas”.
Segundo o presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, Paulo Alexandre garantiu que Santos entrará na faixa laranja na quarta-feira. Sendo assim, as portas já seriam abertas na própria quinta. “A gente espera que isso aconteça com o Governo do Estado”.


Posição firme


O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos-Praia, Nicolau Miguel Obeidi, diz que o prefeito mostrou uma posição bastante firme com relação à flexibilização. “Ele garantiu que, se a Cidade não entrar na zona laranja, ele tentará via justiça para que isso seja feito”.


Números não mentem


Já o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (SincomércioBS), Omar Abdul Assaf, explica que a reunião foi bastante produtiva, porque o prefeito se mostrou interessado nos apontamentos feitos.


“Se o Governo (estadual) recuar, ele disse que entrará com uma ação e lutará. Vejo que estão a maior trapalhada. Vai, volta. A última reunião, na quarta-feira, foi ridícula. Parecia a escolinha do Professor Raimundo. É difícil desse jeito. Números não mentem”.


Logo A Tribuna