Projeto Aluno Ouvidor dá voz e ação para estudantes de Santos

Trinta e oito escolas da Cidade participam da ação

Por: Redação  -  12/04/22  -  11:08
Atualizado em 12/04/22 - 15:27
O projeto Aluno Ouvidor existe desde 2016 na Prefeitura de Santos
O projeto Aluno Ouvidor existe desde 2016 na Prefeitura de Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Os membros de grêmios estudantis e alunos ouvidores das escolas municipais de Santos tomaram posse, nesta segunda (11) pela manhã, no Teatro Guarany, no Centro. Trinta e oito escolas dispõem do projeto Aluno Ouvidor, com o objetivo de que essas unidades de ensino tenham uma ouvidoria exercida pelos estudantes, que são eleitos pelos colegas e capacitados pela Ouvidoria Municipal.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O projeto, existente desde 2016 na Prefeitura, começou nas escolas de Ensino Fundamental — chamado de Grêmio Mirim —, para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, neste ano, duas escolas de Educação Infantil também aderiram.


A coordenadora dos grêmios municipais, Cláudia Antunes, ressalta que o projeto ajuda os alunos a se tornarem cidadãos atuantes na sociedade.


“Eles se sentem extremamente importantes. Isso começa a trabalhar a autoestima deles. Eles começam a buscar benefícios para a escola e vão se transformar em cidadãos melhores e atuantes na sociedade, em pessoas de bem que pensam no coletivo. Eles trazem as ideias, observam na escola as melhorias necessárias, os professores fazem apontamentos”, descreve.


Entre as ações realizadas pelos grêmios, estão um Clube do Livro e a Mesa Solidária, na qual crianças arrecadaram alimentos e os deixaram na porta das escolas para pessoas necessitadas.


Junção

A secretária municipal de Educação, Cristina Barletta, afirma que, neste ano, o Grêmio se une ao Aluno Ouvidor. “É um trabalho de cidadania que se complementa. Isso é muito bacana, é uma responsabilidade muito grande. Eles são tão jovens, e ter esse compromisso de representar seus pares é o início de uma liderança. Eles são a voz da escola, trazem para nós aquilo que é necessário para que a escola possa ser cada vez mais interessante”, reforça.


Para Cristina, o projeto permite aos alunos desenvolver senso crítico, pertencimento — a sensação de fazer parte da escola — e o trabalho em coletividade.


“O grêmio atua nas escolas em relação às ações que a escola promove, nas áreas esportiva, artística, pedagógica. O Aluno Ouvidor vai mediar o que os alunos vêm pleiteando de melhorias para a Secretaria de Educação, para a Ouvidoria e, até mesmo, para o próprio prefeito. (...) É aquele aluno que representa todos os outros em relação às necessidades da escola.”


O ouvidor municipal, Rivaldo Santos, espera que os alunos integrantes do projeto “aprendam, de repente, a pedir uma melhoria no seu bairro também. Meu grande sonho de consumo é fazer com que esses alunos, no futuro, sejam vereadores, deputados e prefeitos”.


Alunos se apresentaram ao som de Thriller, de Michael Jackson
Alunos se apresentaram ao som de Thriller, de Michael Jackson   Foto: Alexsander Ferraz/AT

VISÃO DIFERENTE

A estudante Luana Caroline Rocha Silva, da Unidade Municipal de Educação (UME) Pedro II, é a presidente do grêmio da escola e afirma que fazer parte dele mudou sua visão sobre o colégio.


“O grêmio me fez apreciar a escola. Fomos eleitos na última semana. Você tinha que ver a felicidade dos meus colegas. Vamos passar nas salas com uma caixinha para que os alunos deixem sugestões e reclamações da escola. Toda semana vamos fazer isso. É nosso principal objetivo, mas até o final do ano tem muita coisa”, antevê.


Logo A Tribuna