Profissional de saúde de Santos que denunciou vacina vencida comemora ‘nova’ imunização: ‘Justiça’

Mulher relata sentimento de alívio com nova dose de vacina contra covid-19 e 'dever cumprido' com denúncia

Por: Ágata Luz  -  13/07/21  -  09:54
Atualizado em 13/07/21 - 10:08
   Notificação foi aberta para cada funcionário e eles receberam nova carteirinha de vacinação
Notificação foi aberta para cada funcionário e eles receberam nova carteirinha de vacinação   Foto: Arquivo Pessoal

A profissional de saúde de Santos que denunciou a aplicação da vacina contra covid-19 vencida em diversas funcionários de um hospital no município se diz aliviada com a ‘nova’ imunização dela e de colegas de profissão. “Uma sensação de justiça. Sinto que fiz um bem para todos que precisavam dessa resposta”, destaca a mulher - que prefere não se identificar - em conversa com A Tribuna.


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Segundo ela, a ‘saga’ da vacinação foi um misto de emoções. Quando recebeu a segunda dose em abril (sem saber que estava vencida), ela diz ter se sentido protegida e feliz, apesar de seguir com todos os cuidados de prevenção à doença.


Porém, cerca de dois meses depois, ela descobriu - por meio de notícias - que recebeu a segunda dose exatamente uma semana após o lote da vacina vencer: “Balde de água fria”. Desta forma, a profissional de saúde afirma ter ficado com raiva, além do sentimento de frustração.


“Meu primeiro sentimento foi de raiva porque sempre existe um culpado e deixar isso passar na área da saúde é muito grave”, explica. Em seguida, a mulher diz ter se sentido frustrada e depois sentiu que precisava fazer justiça, por isso procurou a imprensa.


Após o caso das vacinas vencidas vir à tona com o relato da mulher, a Prefeitura de Santos estabeleceu que todos que receberam o imunizante vencido fossem novamente vacinados. Desta forma, a profissional de saúde recebeu a dose ‘extra’ na quinta-feira (8).


“Sentimento de felicidade, gratidão, de poder trabalhar novamente mais aliviada”, enfatiza. Apesar da vacina, a mulher garante que irá continuar tomando todos os cuidados. “Porém, se sentindo protegida e com a sensação de dever cumprido”, finaliza. Segundo ela, foi aberta uma notificação para cada funcionário, que recebeu uma nova carteirinha de vacinação (conforme foto no início da matéria).


A imprensa no caso


A denúncia da profissional aconteceu após a administração do hospital em que ela atua dizer que aguardava posicionamento dos órgãos públicos e estes negarem a informação da vacina vencida.


Desta forma, a mulher resolveu procurar a imprensa e divulgar o caso, mas de forma anônima por receio de perder o emprego. No mesmo dia da publicação da reportagem, Santos anunciou a ‘revacinação’ nos profissionais das três unidades hospitalares que aplicaram vacinas vencidas e no dia seguinte, o município iniciou a nova imunização.


De acordo com a profissional, ninguém sabe de onde veio a denúncia, porém, ela afirma que todos funcionários ficaram gratos pelo papel da imprensa. “Eu tenho certeza que se todo mundo soubesse, todo mundo agradeceria a imprensa, de ter feito de forma clara, nos protegeu”, declara.


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