Prefeitura aplica inseticida contra chikungunya em imóveis em Santos

Nebulização será feita nesta segunda-feira, a partir das 9h. Data pode ser remarcada em caso de chuva

Por: Por ATribuna.com.br  -  13/06/20  -  23:31
No momento da nebulização, todas as pessoas devem sair do local e só devem retornar meia hora depois
No momento da nebulização, todas as pessoas devem sair do local e só devem retornar meia hora depois   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

A Prefeitura de Santos anunciou que a Secretaria de Saúde de Santos aplicará inseticida em imóveis onde há casos positivos de chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, na próxima segunda-feira (15), a partir das 9h (de Brasília). O local da primeira nebulização será o bairro do Valongo. Em caso de chuva, a ação será remarcada.


Quinze agentes de controle de endemias estão envolvidos na ação no bairro, sendo dois nebulizadores, que carregam pulverizadores parecidos com mochilas, e aplicam o inseticida, em especial áreas abertas, como quintais, frente e corredores das residências.


Eles percorrerão 128 imóveis no quadrilátero formado pela Avenida Getúlio Vargas, Rua Visconde do Embaré, Rua Cristiano Otoni e Praça Manoel de Almeida. Ou seja, ao redor da residência da pessoa que contraiu a doença.


Entre os dias 3 e 10 de junho, os agentes realizaram o bloqueio de controle de criadouros (BCC) nestes locais, com vistoria e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Moradores dos imóveis já foram informados sobre a nebulização.


Outros casos de chikungunya foram confirmados nos bairros Vila Nova, morros São Bento e José Menino. Nos dois primeiros, o BCC já foi realizado e a nebulização deve ocorrer nas próximas semanas. No Morro José Menino, em local que faz divisa com São Vicente, a Seção de Vigilância Epidemiológica investigará o caso para a adoção de medidas.


No momento da nebulização, todas as pessoas devem sair do local e só devem retornar meia hora depois de terminada a aplicação do inseticida. Roupas devem ser tiradas do varal antes da aplicação. Alimentos, bebedouros e comedouros de animais devem ser guardados. Animais de estimação também não devem ser expostos à pulverização. Portas e janelas devem permanecer abertas.


Logo A Tribuna