Praias de Santos registram segunda aparição de baleias jubarte em duas semanas; vídeo

Biólogo marinho explica quais regras seguir para preservar os animais

Por: Mariana Nadaleto & De A Tribuna On-Line &  -  02/07/19  -  14:34

Pela segunda vez em duas semanas, as praias de Santos receberam a visita de baleias jubarte (Megaptera novaeangliae). Desta vez, a aparição do mamífero foi registrada em vídeo por uma banhista, na manhã neste domingo (30), durante um passeio de barco.


Em entrevista ao G1, a dentista Adriana Rodrigues da Silva conta que voltava de um evento em Guarujá quando fez o flagrante. Segundo ela, o mamífero deu um 'show' perto da Ilha da Moela. A baleia deu um salto no mar, perto da embarcação, e surpreendeu a banhista.


Segundo o biólogo marinho Eric Comin, a aparição das jubartes é normal na região, entre os meses de junho e julho, pois a espécie está em época de migrações sazonais. Elas estão saindo das regiões polares e seguindo para a Bahia, em busca de águas mais quentes.


"O principal motivo é a reprodução. Nessa época, elas buscam águas mais quentes e calmas para terem seus filhotes e para amamentar. Isso porque, se lançarem o leite para os filhotes na água fria, pode coagular. A migração deve terminar em outubro".


Ele também explica as regras que devem ser seguidas caso alguém aviste uma baleia. Primeiramente, os motores das embarcações devem ser desligados e é preciso sair da rota de passagem dos animais, abrindo pelo menos 100 metros de distância. E não precisa se desesperar!   


Outra aparição


No último dia 16, um autônomo estava acompanhando um amigo em seu barco, quando percebeu a presença de uma baleia jubarte na superfície do mar da praia de Santos, próximo ao canal 4. A dupla se surpreendeu com a aparição do mamífero.


O filhote foi encontrado no dia seguinte, no canal de nevagação do Porto de Santos. Para retirá-lo, foi montada uma mega operação, que durou cerca de quatro horas. Sons de baleias foram emitidos na água para atrair o animal até a Baía de Santos.


Logo A Tribuna