Praça Palmares em Santos é mais que uma referência para os fãs de skate: 'Melhor lembrança'; VÍDEO

Equipe de A Tribuna foi até o local ouvir skatistas e frequentadores do espaço

Por: Jordana Langella  -  17/07/21  -  09:17
   João Faccini, de 26 anos, é um dos skatistas que frequenta a Palmares
João Faccini, de 26 anos, é um dos skatistas que frequenta a Palmares   Foto: Jordana Langella/ AT

Entre pistas de skate, manobras radicais e áreas para caminhada, a Praça Palmares - localizada no cruzamento das avenidas Siqueira Campos e Afonso Pena - em Santos é muito mais que um local para os skatistas da Cidade treinarem. Ao longo dos anos, ela se notabilizou como ponto de encontro e palco de histórias e aprendizados que se cruzam, de atletas a frequentadores do espaço. Veja mais detalhes na videorreportagem abaixo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!



É o que nota Luis Santos, o Luis Neguinho, que dá aulas de skate há 20 anos e reflete sobre as lições diárias no espaço. “Eu brinco ao falar que é uma relação de amor e ódio. Nesta semana, por exemplo, eu tomei um tombo e fiquei todo machucado, mas nada na vida vem fácil. Nós aprendemos com as derrotas, não com as vitórias”.


A percepção é compartilhada pelo skatista e produtor de conteúdo Rodrigo Hurtado, de 19 anos, que desde os 10 anos frequenta a Palmares com a família. “O primeiro campeonato (de skate) que eu ganhei foi na praça, uma das melhores lembranças (...). Eu também aprendi, andando de skate aqui, a respeitar o outro, a vez de cada um”, observou.


O carinho que a maior parte dos frequentadores demonstra pela Praça Palmares também desperta o desejo de melhorias no espaço. O educador físico e professor de skate Marcílio Dias, conhecido como TioLio, sente falta de mais estrutura no local. “Nós [skatistas] que fazemos as reformas e pinturas e tampamos os buracos (das pistas). Não tem bebedouro nem banheiro”.


Ele ressaltou que, apesar de sentir falta de atenção da Prefeitura de Santos, ainda é preciso haver mais conscientização por parte da população. “Falta suporte da Prefeitura e consciência dos participantes da pista. Precisamos de atenção em relação ao lixo e respeito às crianças e famílias”.


Por meio de nota, a Prefeitura de Santos informou que a reforma dos equipamentos da Praça Palmares está sob análise de custos da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.


Logo A Tribuna