Posto de vacinação contra a covid-19 em Santos fica praticamente vazio nesta segunda

Local utiliza os imunizantes CoronaVac e Astrazeneca, que foi tema de polêmica na última semana com 'doses vencidas'

Por: ATribuna.com.br  -  05/07/21  -  15:18
      Santos registra baixa procura por vacina contra covid-19 no Complexo Esportivo do Rebouças
Santos registra baixa procura por vacina contra covid-19 no Complexo Esportivo do Rebouças   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A reportagem de A Tribuna registrou a baixa procura pelas doses de vacinas contra a covid-19 no Complexo Esportivo Rebouças, na manhã desta segunda-feira (5), na Ponta da Praia, em Santos. A unidade, que estava praticamente vazia, atende de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O Complexo Esportivo Rebouças aplica os imunizantes CoronaVac e AstraZeneca, ambos bastante rejeitados por muitas pessoas, apesar da comprovação científica da eficácia e também por serem autorizados pela Anvisa.


A fotojornalista Vanessa Rodrigues da A Tribuna conversou com os agentes de Saúde do local, que não se identificaram, mas que disseram que a baixa procura na unidade se deve à aplicação do imunizante AstraZeneca.


A reportagem entrou em contato com a prefeitura para um posicionamento sobre a baixa procura na unidade e também se há alguma providência sendo tomada em relação à isso, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.


  Posto de Vacinação do Rebouças registrou baixa procura na manhã desta segunda
Posto de Vacinação do Rebouças registrou baixa procura na manhã desta segunda   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Vacinas vencidas


Na sexta-feira (2), um levantamento do jornal A Folha de S. Paulo apontava que 460 doses da vacina AstraZeneca teriam sido aplicadas fora da validade, sendo que 358 teriam sido em Santos, que estava entre as 10 cidades que mais teriam aplicado vacinas vencidas em todo o país.


No mesmo dia, a prefeitura de Santos afirmou que não disponibilizou vacinas vencidas no município e que de todos os lotes mencionados pelo jornal, apenas o 4120Z005, com validade para 14/04/21, foi recebido no município na manhã de 26 de janeiro.


Ainda de acordo com a prefeitura, no mesmo dia, no período da tarde, as doses foram encaminhadas aos hospitais, unidades de pronto atendimento e Samu para que as instituições aplicassem as doses aos profissionais de Saúde.


Logo A Tribuna