Porto de Santos deve receber seis embarcações para temporada de cruzeiros no início de novembro

Governo liberou a temporada de cruzeiros marítimos a partir de 1º de novembro

Por: ATribuna.com.br  -  03/10/21  -  06:50
 Hoje, 70% dos passageiros que viajam de navio no País embarcam por aqui
Hoje, 70% dos passageiros que viajam de navio no País embarcam por aqui   Foto: Matheus Tagé/AT

Os cruzeiros marítimos voltarão a ser realizados no Brasil. Após um ano de suspensão devido à pandemia, uma portaria publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União na noite de sábado (2) autorizou as viagens com passageiros em território brasileiro a partir de 1º de novembro. No Porto de Santos, a expectativa é de que seis embarcações passem a partir de 5 de novembro pelo Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Assinada pelos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), além do ministro substituto da Saúde, Rodrigo Otávio da Cruz, a Portaria 657 ainda prevê que caberá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definir os requisitos gerais para a realização das viagens. Até então, a Anvisa não havia recomendado a realização da temporada.


Ainda no Diário Oficial da União, o sinal verde para as viagens está condicionado à edição, por parte do Ministério da Saúde, de normativas que definam situações que poderão ser consideradas surtos de covid-19 em embarcações e "as condições para o cumprimento de quarentena de passageiros e de embarcações".


Durante a tarde de sábado, horas antes da publicação da portaria, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, já havia garantido a realização da temporada 2021/2022 de cruzeiros marítimos. Ele está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar da Expo 2020 e publicou um vídeo nas suas redes sociais falando sobre o assunto.


Histórico
Até o mês passado, a Anvisa informava que não recomendava a realização da temporada de cruzeiros marítimos em toda a costa brasileira. Mas, com a portaria de sábado, caberá a ela definir os protocolos sanitários. A expectativa do setor é de que as regras sejam as mesmas aprovados fora do País. Elas incluem duas doses da vacina, testagem de passageiros e tripulantes, além de redução no número de turistas e esquema especial nas cidades que receberão as escalas.


Segundo a diretora de operações do Concais, Sueli Martinez, a expectativa é de que Santos tenha 237 mil embarques. “Tivemos um ano sem temporada e isso é um prejuízo enorme. O nosso telefone não para de tocar com pessoas querendo saber se haverá essa retomada. É um grande alívio para o setor de cruzeiros marítimos e faremos uma temporada belíssima, com todos os protocolos. Hoje, 70% dos passageiros que viajam de navio embarcam por aqui”.


Ela defende ainda que nenhum outro setor de entretenimento e turismo tem tantos cuidados com a segurança e saúde como os navios. “É muita alegria para quem quer trabalhar e quem quer viajar”.


A deputada federal Rosana Valle (PSB), que acompanha a situação desde o ano passado, entende que a retomada é justa, pois outros setores vão pelo mesmo caminho e os cruzeiros já voltaram em outros países. "Se não fosse autorizada a temporada, seria o segundo ano seguido sem emprego. É toda uma cadeia que depende disso, inclusive empresas de aplicativos e táxis nos terminais de passageiros”.


Logo A Tribuna