Poda de árvore em Santos: saiba quais bairros devem ser atendidos nos próximos meses

Cronograma pode sofrer interferência conforme as condições climáticas. Veja como solicitar o serviço

Por: Daniel Gois  -  30/05/22  -  16:24
Atualizado em 30/05/22 - 23:40
Santos tem cronograma com podas de árvores previsto até o mês de agosto
Santos tem cronograma com podas de árvores previsto até o mês de agosto   Foto: Matheus Tagé/AT

Os bairros Vila Belmiro, Vila Mathias, Pompeia e São Manoel, em Santos, tem sido os principais focos dos serviços de poda de árvores neste mês. Em abril, as podas foram concentradas no Marapé. Os trabalhos são feitos cumprindo agendamento por bairro, visando atender todo o município.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O secretário de Serviços Públicos de Santos, Wagner Ramos, afirma que 4.850 podas de árvore já foram realizadas na cidade neste ano. Ele explica que os trabalhos podem ter interferências climáticas, como ventania ou chuvas, o que pode acabar alterando o calendário.


"Os critérios de atendimento priorizam áreas de maior circulação de pessoas, (como) avenidas, além de sinalizações encobertas por vegetações. A Prefeitura tem procurado exercer o trabalho por bairros, seguindo um planejamento pra ter não só a poda, mas fazer a trituração dos resíduos e a destinação correta. Isso pode ter alterações emergenciais".


Segundo o secretário, há um calendário programado até o mês de agosto. Ele inclui os bairros José Menino, Gonzaga, Boqueirão, Aparecida e Ponta da Praia, além dos já atendidos neste mês, na lista. O serviço de podas tem custo de R$ 5 milhões por ano para a prefeitura.


As podas de árvores só não são realizadas caso haja condições climáticas desfavoráveis, interferências com a rede elétrica ou dificuldades em retirar veículos estacionados. "Nesses casos são feitos os repasses para atender a essas pendencias", explica Ramos.


O serviço é feito por equipe própria e terceirizada, com supervisão da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp). Também ocorre avaliação, orientação, acompanhamento e gestão de engenheiros agrônomos da Coordenadoria de Paisagismo (Copaísa).


As solicitações de podas podem ser feitas na ouvidoria, pelo telefone 162 ou pelo site, ou pessoalmente no Paço Municipal (Praça Visconde de Mauá, s/n, térreo), de segunda a sexta, das 9h às 17h.


Logo A Tribuna