Plano Diretor de Turismo de Santos deve ser enviado à Câmara até abril

Audiência virtual debate alinhamento entre turismo e cultura, além da revitalização do Centro Histórico

Por: Régis Querino  -  16/02/22  -  07:42
Plano Diretor de Turismo de Santos prevê diretrizes para o setor até 2027
Plano Diretor de Turismo de Santos prevê diretrizes para o setor até 2027   Foto: Matheus Tagé/AT

Alinhamento entre turismo e cultura, visão integrada com o empreendedorismo e a economia criativa, tendo como uma das prioridades a revitalização do Centro Histórico de Santos. Esses são alguns dos pontos de destaque do Plano Diretor de Turismo (PdTur), discutido em audiência pública virtual na tarde desta terça-feira (15), entre representantes da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), do Conselho Municipal de Cultura e outros órgãos e profissionais ligados ao setor. Segundo a secretária Selley Storino, da Seectur, a expectativa é que o documento final seja encaminhado à Câmara Municipal até o final de abril.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“Um dos objetivos importantes do Plano Diretor é a revitalização do Centro, que possui equipamentos históricos e turísticos, vetores do desenvolvimento do setor”, observou a secretária. Criado em 2017, o PdTur deve ser atualizado a cada três anos. Ele define 36 objetivos, 70 estratégias e 30 programas voltados ao desenvolvimento do setor até 2027.


Para a secretária, a audiência pública proporcionou a discussão da metodologia desenvolvida pelo Senac Santos, que definirá as ações a serem desenvolvidas pelo segmento. “Nossos servidores e do Conselho do Turismo, além de profissionais do trade turístico, foram convidados a participar do treinamento do Senac, que realizou várias oficinais com o levantamento de informações e dados, de diagnóstico das ações e dados, com uma metodologia participativa”.


Presente na audiência e participante das oficinas, José Luís Blanco Lorenzo, o 2º vice-presidente do Santos Convention & Visitors Bureau, avalizou o trabalho desenvolvido pelo Senac. “A capacitação de forma participativa, tanto dos representantes do órgão público, como do trade, possibilitará que nas próximas revisões tenhamos condições de aplicá-la diretamente, sem a necessidade do acompanhamento do Senac. O passo a passo para a revisão atende todos os itens definidos pela Secretaria Estadual de Turismo para que o Plano seja aprovado”.


Após a apresentação das principais diretrizes e das 23 contribuições colhidas no encontro virtual, a viabilidade das propostas será analisada pela Seectur. Depois de revisado, o plano será submetido ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e enviado para a Câmara.


Alinhado com a cultura

Satisfeita com as sugestões apresentadas na audiência, Selley Storino destacou a proposta feita pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concult), Junior Brassalotti, que sugeriu o mapeamento de atividades culturais e turísticas para serem oferecidas aos turistas. Dentro deste propósito, a secretária enfatizou a visão da administração municipal para o setor.


“A Secretaria ganhou maior abrangência, abarcando a economia criativa, que tem segmentos fundamentais, como a gastronomia, o artesanato e a música. Nós tivemos um olhar para esses vetores, que são importantes e fazem com que a Cidade se desenvolva mais com o turismo”.


Para que os eventos que alinham turismo e cultura retornem à programação normal, no entanto, a Prefeitura vai continuar seguindo as diretrizes do Plano São Paulo, em relação ao número de casos de covid-19 na Cidade.


Logo A Tribuna