Paulo Hoff afirma que casos de câncer devem aumentar após a pandemia durante evento em Santos

Afirmação foi feita pelo oncologista Paulo Hoff durante o XV Congresso Médico Científico, realizado em Santos

Por: Rosana Rife  -  31/05/21  -  14:13
  Evento é realizado no Parque Balneário Hotel, em Santos, nesta segunda-feira (31).
Evento é realizado no Parque Balneário Hotel, em Santos, nesta segunda-feira (31).   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O aumento de casos de câncer deve ser um dos legados da pandemia do novo coronavírus no País. O isolamento social e o receio de ir a hospitais são apontados como o combustível para o surgimento de mais pacientes com a doença, alerta Paulo Hoff, um dos maiores oncologistas brasileiros, durante o XV Congresso Médico Científico, promovido por estudantes do curso de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), no Parque Balneário Hotel, em Santos, nesta segunda-feira (31).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


"Infelizmente, com a pandemia, vimos uma redução de até 30% nos diagnósticos. Nesse meio tempo, o câncer cresce. E, portanto, no momento do diagnóstico provavelmente estarão em estágios mais avançados. Isso preocupa porque teremos os casos novos, os casos represados e o aumento da complexidade pelo estágio mais avançado e isso vai representar um desafio para a nossa sociedade".


Mais cedo na abertura do evento, a reitora da Unimes, Renata Viegas, destacou a importância do Congresso em um momento crucial na formação dos estudantes.


"Estamos resgatando muita informação no momento da formação deles e isso vai trazer uma diferença para o mundo que virá aí. Porque a gente está vivendo esse momento e não sabe daqui a um ano, depois que essa onda diminuir, as sequelas que tudo isso vai deixar. O importante é se discutir para que mundo a gente vai depois da pandemia".


O diretor do curso de Medicina da Unimes, Ricardo Diniz, destacou a importância da formação médica e do evento para os futuros profissionais. "Os temas discutidos são extremamente relevantes para a prática médica e para o momento que estamos, infelizmente, vivendo. E há uma lição sempre importante para lembrá-los, de que as doenças podem ser iguais, mas os doentes são diferentes; enfatizando que, por trás de cada doença há o indivíduo, sua família e suas particularidades e que deve ser respeitado dentro de cada contexto".


Participaram ainda diversas autoridades, como o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), e o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta.


A cerimônia contou também com a participação do diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, que ressaltou o trabalho árduo dos médicos diante do cenário crítico que o País e o mundo enfrentam. "Quero agradecer a todos vocês, médicos e estudantes de Medicina, que ganharam merecidamente um protagonismo espetacular nesses 15 meses de enfrentamento à pandemia".


Homenagens


O ex-governador Geraldo Alckmin foi homenageado durante o evento. Ele será um dos palestrantes desta terça-feira, apresentado um estudo sobre a história das pandemias.


"Vou pegar desde o século 14, falando sobre peste negra, varíola, passando pela gripe espanhola, mais recentemente a Sars até chegar à covid-19. Será um retrospecto das pandemias no mundo e no Brasil".


O ex-secretário de Saúde de Santos e atual secretário de Planejamento, Fábio Ferraz, também foi homenageado pela atuação no combate à pandemia na Cidade em 2020 e fez uma retrospectiva dos vários momentos difíceis enfrentados ano passado.


"O primeiro momento foi a aquisição de EPIs. Não tínhamos para todos e como poderíamos pedir para os profissionais estarem na linha de frente sem sua devida proteção em relação ao vírus. Ampliar a rede, principalmente, de leitos de UTI foi outro desafio. Mas Santos e a Baixada Santista fizeram seu papel de forma correta. Claro que lamentamos todas as perdas que tivemos, mas tiveram assistência. Isso é uma questão importante".


Palestras


Na parte da tarde, participa do evento a pesquisadora e idealizadora da Rede Lucy Montoro, Linamara Battistella. Na sequência, haverá ainda as apresentações dos médicos Junia Shizue Sueoka, Fábio Biscegli Jatene e Paulo Muzy.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna