Músico percorre vias de Santos para vender livros: 'Até na pandemia, vou para a rua todo dia'

Obra de Robson Peres retrata universo caiçara e foi custeada pelo próprio artista

Por: ATribuna.com.br  -  22/08/21  -  07:34
 O músico usa as ruas de Santos para vender exemplares de sua primeira obra de ficção
O músico usa as ruas de Santos para vender exemplares de sua primeira obra de ficção   Foto: Arquivo pessoal

Um músico, morador de Santos, passou a dividir os dias dele como violinista e agora também se dedica à literatura infantojuvenil. Robson Peres, conhecido pelos santistas por tocar violino pelas ruas da cidade, lançou a primeira obra de ficção este ano, percorre diversas vias públicas para divulgar e vender os exemplares da mais recente obra lançada por ele.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O livro pertence a um universo familiar para Peres: a música. 'Ari Copertino e a Rabeca Voadora' conta a história de uma criança, moradora de uma comunidade caiçara, que tem a rotina transformada após ganhar uma rabeca, instrumento de origem árabe que foi precursor do violino.


"Lá na comunidade do Ari, não há nem energia elétrica. É um universo caiçara, uma comunidade de pescadores. No decorrer do livro, ele vai crescendo e ganha uma rabeca. Aí pensei em fazer esse resgate da realidade caiçara".


Acostumado às dificuldades de se viver de arte, Peres já se virava por conta própria como músico. Na literatura, não foi diferente. "Tudo fui eu que fiz, eu que paguei. Mandei para diversas editoras. Mas tudo foi independente, eu fui custeando com o dinheiro que ganho na rua, com o violino".


 Robson Peres é conhecido por munícipes por tocar em vários pontos de Santos
Robson Peres é conhecido por munícipes por tocar em vários pontos de Santos   Foto: Arquivo pessoal

Durante a pandemia, o músico ficou fora das ruas, para respeitar as diretrizes das autoridades de saúde. Hoje, voltou ao local de trabalho para tocar e ganhar seu sustento. "Uso máscara o tempo inteiro, álcool gel".


A jornada não termina só com a música. Como vendedor dos próprios livros, Peres calcula já ter vendido mais de mil exemplares desde o lançamento. "Tem que ser forte, acreditar e ter fé em Deus. Até na pandemia, vou para a rua todo dia, toco violino e vender meu livro".


Robson Peres pode ser encontrado no instagram @peresviolinista


Tudo sobre:
Logo A Tribuna