Mulher dá à luz dentro de carro em frente a unidade de Saúde em Santos

Trânsito intenso e contrações fortíssimas acompanharam a gestante de Praia Grande durante trajeto cheio de emoção

Por: ATribuna.com.br  -  29/07/22  -  12:24
Leonardo e Lilian não contavam com a 'pressa' de Eduardo
Leonardo e Lilian não contavam com a 'pressa' de Eduardo   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Um casal viveu um momento inesperado ao ter o nascimento de seu segundo filho dentro de um carro, em Santos. O momento aconteceu na porta da Unidade de Saúde da Família (USF) do Valongo, com auxílio de profissionais da saúde, na manhã de quinta-feira (28).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Leonardo e a então gestante, Lílian Luciana de Souza Almeida, são moradores do bairro Boqueirão, em Praia Grande, e haviam programado o nascimento do filho Eduardo para uma maternidade em Santos. Porém, no meio do caminho, Lílian sentiu as contrações ficarem mais fortes e a bolsa estourou meia hora depois.


O movimento do trânsito estava intenso e as contrações cada vez mais fortes. Sentindo que o momento do parto se aproximava, Leandro acionou o 190 da Polícia Militar para ver se poderia contar com ajuda para 'abrir caminho' na entrada de Santos.


Passada a entrada da cidade, ele buscou aproximar o veículo para o canto direito da via na tentativa de, ao menos, estacionar. Por instinto, virou à direita, na Rua Maria Neusa Cunha. Na calçada, vendo o desespero do pai, um pedestre sugeriu que ele seguisse poucos metros adiante até a entrada da USF do Valongo.


Chegando à Unidade, Eduardo já tinha nascido no veículo e, minutos depois, recebeu os primeiros cuidados de enfermeiros e técnicos de Enfermagem. A primeira abordagem foi feita pela enfermeira Rosana Maria Carmello, depois vieram outros profissionais trazendo luvas, avental e gaze para a primeira acolhida.


Bebê nasce dentro de carro e recebe primeiros cuidados
Bebê nasce dentro de carro e recebe primeiros cuidados   Foto: Prefeitura de Santos

A primeira providência foi verificar os sinais vitais do recém-nascido e as condições da mãe, que tinha perdido sangue. Depois, verificaram a pressão arterial de Lílian. Com respostas positivas aos primeiros exames e testes, os pais e a equipe de Saúde foram se acalmando.


Uma viatura do Samu também acolheu o bebê e a mãe, encaminhando-os, de forma mais segura, para uma maternidade.


Logo A Tribuna