Motoristas perdem placas durante chuva em Santos e fazem buscas em ruas alagadas; VÍDEO

Motoristas de aplicativo faziam corridas quando perderam as placas em meio aos alagamentos

Por: Daniel Gois  -  16/04/22  -  06:29
Atualizado em 16/04/22 - 21:17
Motorista de aplicativo encarou rua alagada na tentativa de encontrar placa de carro em Santos
Motorista de aplicativo encarou rua alagada na tentativa de encontrar placa de carro em Santos   Foto: Arquivo pessoal/Wildner Carmo

Os alagamentos provocados pela chuva desta quinta-feira (14), em Santos, trouxeram dor de cabeça a motoristas de aplicativo que trabalhavam durante o temporal. A Tribuna conversou com dois condutores que perderam a placa dianteira dos veículos depois de passarem por ruas alagadas. Um deles arriscou pôr o pé na água para tentar encontrar a identificação do automóvel.

Em tempo, vale destacar que é proibido trafegar sem placa, sob pena de multa, anotação de sete pontos na habilitação por infração gravíssima e recolhimento do veículo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O motorista Wildner Carmo da Silva, de 45 anos, morador do Macuco, perdeu a placa enquanto trabalhava pelo Rádio Clube, na Zona Noroeste de Santos - área bastante afetada pelas chuvas. Ele só percebeu o fato depois de parar na casa de familiares.


"Me deparei que elas (ruas) estavam muito cheias, algo fora do normal. Fui desviando por umas vias que estavam vazias (sem poças d'água), mas acabei ficando ilhado. Consegui passar por umas três ruas (alagadas), o carro chegou a dar uma engasgada, mas forcei e consegui deixar o passageiro (no ponto de chegada)", relata.


Na tentativa de encontrar a placa perdida, Wildner voltou às ruas alagadas por onde havia passado, mas nada de achá-la. Ele chegou a gravar um vídeo para mostrar a situação de enchente.


O motorista de aplicativo só recuperou a placa do carro à noite, depois que pedir ajuda nas redes sociais. Um seguidor encontrou a identificação em frente a um bar, na Rua Professor Francisco de Domênico, no Radio Clube, e devolveu ao morador do Macuco.


Motorista de aplicativo Samuel Alves perdeu placa do carro durante forte chuva em Santos
Motorista de aplicativo Samuel Alves perdeu placa do carro durante forte chuva em Santos   Foto: Arquivo pessoal/Samuel Alves

Sem a mesma sorte

O também motorista de aplicativo Samuel Alves, de 36 anos, morador do Jardim Piratininga, fazia corridas pela região e, ao parar próximo a rodoviária de Santos, foi alertado por uma passageira que o carro estava sem a placa da frente.


Samuel Alves conta que passou por ruas alagadas na Zona Noroeste e Vila Mathias antes de constatar o fato. "Refiz os percursos após a água baixar, mas nada (de encontrar a placa). Agora, estou sofrendo o prejuízo de não poder trabalhar", lamenta.



Chuvas na Baixada Santista

De acordo com a Defesa Civil de Santos, o acumulado de chuvas foi de 87,4 mm em 72h. Nesta quinta, além dos alagamentos, a cidade também registrou a queda de duas árvores por conta dos fortes ventos.


O órgão alerta que os moradores dos morros devem observar sinais de perigo como trincas nas paredes ou no terreno da moradia, racahduras no solo, inclinações de árvores e postes e estalos nas paredes e muros. Em qualquer uma dessas situações, os munícipes podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.


Outras cidades do litoral de São Paulo também foram atingidas pelas chuvas desta quinta (14). Houve pontos de alagamento na Vila São Jorge, em São Vicente, e na Vila São José, em Cubatão.


É possível procurar placas perdidas na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET, na Avenida Rangel Pestana, 126, na Vila Mathias), de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30. Deve-se apresentar documento do veículo.

Se a placa não for localizada, o proprietário deve pedir uma nova ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para obter a segunda via, o veículo deve estar licenciado. Saiba mais.


Ruas no Rádio Clube, em Santos, ficaram alagadas durante temporal
Ruas no Rádio Clube, em Santos, ficaram alagadas durante temporal   Foto: Arquivo pessoal/Wildner Carmo

Logo A Tribuna