Morre Padre Chiquinho aos 89 anos em Santos

Monsenhor Francisco das Dores Leite estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa

Por: ATribuna.com.br  -  08/12/21  -  10:23
Atualizado em 08/12/21 - 12:45
Padre Chiquinho morreu na manhã desta quarta (8), em Santos
Padre Chiquinho morreu na manhã desta quarta (8), em Santos   Foto: Matheus Tagé/AT

Morreu nesta quarta-feira (8), aos 89 anos, o monsenhor Francisco das Dores Leite, mais conhecido como Padre Chiquinho, em Santos. Ele estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Padre Chiquinho nasceu em Miracatu, no Vale do Ribeira, e começou seus estudos para a vida sacerdotal no Seminário Diocesano de Santos, em março de 1947. Ele concluiu os estudos teológicos em Roma.


Sua ordenação sacerdotal ocorreu na Basílica de São João de Latrão em Roma, em 1º de março de 1958.


Ele se tornou uma referência no bairro Marapé, em Santos, após atuar por dezenas de anos na Paróquia São Judas Tadeu com sua simpatia e humildade.


Em 2017, foi transferido para a Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompéia.


Aberto ao público, o velório será realizado a partir das 17h desta quarta-feira (8), no Santuário São Judas Tadeu, que fica na Rua Saturnino de Brito, nº112, no Marapé. O local ficará aberto até às 21h.


Ainda no Santuário, uma Missa Exequial irá acontecer às 8h desta quinta-feira (9). Após a celebração, o sepultamento será no Memorial Necrópole Ecumênica.


Internação

Internado desde o último dia 17 após sofrer um mal-estar, o monsenhor estava em um leito de terapia semi-intensiva no complexo de saúde para acompanhamento médico.


Na ocasião, um dos sobrinhos do padre, o engenheiro eletricista aposentado Manoel Santiago da Silva Leite, pediu orações para seu tio. "Ele requer repouso absoluto para se reestabelecer e precisa da oração de todos”.


Luto

Santos decretou luto oficial de três dias pela morte do padre. Em 2018, a cidade tinha homenageado o monsenhor dando o nome dele a uma Unidade Municipal de Educação (UME) que atende crianças de zero a três anos, no bairro Marapé.


Logo A Tribuna